1° de fonte(s) [26508] Investigador português em Inglaterra ou Jornal Literário, político, etc.* Data: 1 de setembro de 1811, ver ano (58 registros)
A chegada de Mr. Hedberg ao Rio de Janeiro com a sua Colônia Sueca, de que ele é Diretor, e principal encarregado, fará época na história daquele vasto império. A 14 de novembro próximo passado em que Mr. Hedberg partiu para São Paulo, escrevia ele a um seu amigo em Suécia
"que por efeito das descobertas de mineralogistas inteligentes sabia, que as minas de Sorocaba, para onde partia se achavam estendidas pelo espaço de 60 milhas inglesas, e continham Strata (camadas, veias) de ouro, e ferro, e do principal metal dava a fusão, que se tinha feito por experiência, de 70 a 80%; e que nenhuma extensão dobrada do espaço ocupado pelas minas, e contíguas a elas havia matas de arvoredo impenetrável. Junto da Mina, sei que há dois rios caudalosos, que ali tem cachoeiras de 40 pés de alto; mas que para cima são navegáveis de uma parte até o Rio da Prata, e pelo outro até, Mato Grosso."
Mr. Hedberg propôs ao Governo de Sua Alteza Real, e este aprovou imediatamente, o plano de fazer abrir entre estes dois pontos a primeira estrada Real, que ali jamais houve, e que já esta principiada. O seu comprimento designado é de 80 milhas inglesas. Mr. Hedberg depois de conhecer os recursos do país, e abundância de tudo quanto é necessário para o trabalho das minas, não hesita depois a prognosticar o mais completo, e feliz resultado desta empresa, que refletirá toda em glória de um Príncipe esclarecido, e verdadeiro Pai de seus Povos, que tantas provas lhe tem dado de amor, fidelidade, e aferro.
3° de fonte(s) [24437] Nas margens do Rio Infeliz as ruínas centenárias do embrião de V. Redonda, 11.09.1960. Fernando Hossepian de Lima Data: 11 de setembro de 1960, ver ano (106 registros)
"A primeira fonte de infelicidade desta Fábrica foi a Companhia Sueca que trouxe Hedberg, o qual em vez de trazer mestres fundidores, refinadores e moldadores, trouxe os mais que de manipulação de ferro nada sabiam"