Existem nesta cidade enterrados em esquinas do Jardim Público, dois colossais canhões fundidos na fábrica de ferro do Ipanema, neste município, e que serviram na celebre revolta de 1842, chefiada pelo brigadeiro Rafael Tobias - 09/03/1913 de ( registros)
Existem nesta cidade enterrados em esquinas do Jardim Público, dois colossais canhões fundidos na fábrica de ferro do Ipanema, neste município, e que serviram na celebre revolta de 1842, chefiada pelo brigadeiro Rafael Tobias
9 de março de 1913, domingo. Há 111 anos
Existem nesta cidade enterrados em esquinas do Jardim Público, dois colossais canhões fundidos na fábrica de ferro do Ipanema, neste município, e que serviram na celebre revolta de 1842, chefiada pelo brigadeiro Rafael Tobias.
Há pouco tempo o governo do Estado solicitou a Câmara Municipal autorização para transportar os referidos canhões para o Museu do Ypiranga, sendo desatendido a sua pretensão, por motivos incompreensíveis.
Tal atitude da municipalidade causou certa estranheza, pois aqueles instrumentos de guerra, na situação em que estão, nada representam e, portanto, nada significam.
Sabemos, entretanto, que um dos vereadores, há dias empossados, vai apresentar uma indicação autorizando a Câmara Municipal a oferecer aqueles canhões ao governo do Estado. É uma lembrança digna de consideração.