Em 1912, li o primeiro romance de Machado de Assis, na Chácara do Vergueiro, em Sorocaba, onde passava férias. No casarão triste, entre móveis coloniais, havia uma estante com um exemplar de Machado de Assis, ilhado entre livros de contabilidade e jornais velhos. Como não encontrasse a natureza natural que encontrei - 01/01/1912 de ( registros)
Em 1912, li o primeiro romance de Machado de Assis, na Chácara do Vergueiro, em Sorocaba, onde passava férias. No casarão triste, entre móveis coloniais, havia uma estante com um exemplar de Machado de Assis, ilhado entre livros de contabilidade e jornais velhos. Como não encontrasse a natureza natural que encontrei
Quarto ocupante da Cadeira 5, eleito em 7 de abril de 1960, na sucessão de Aloísio de Castro e recebido pelo Acadêmico Josué Montello em 20 de julho de 1960. Recebeu o Acadêmico Mário Palmério.
Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta e político, nasceu em São Paulo, SP, em 16 de setembro de 1897, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 4 de fevereiro de 1977:
"Em 1912, lí o primeiro romance de Machado de Assis, na Chácara do Vergueiro, em Sorocaba, onde passava férias. No casarão triste, entre móveis coloniais, havia uma estante com um exemplar de Machado de Assis, ilhado entre livros de contabilidade e jornais velhos."