Auto de inventário que se fez por morte e falecimento de Anna da Costa o qual mandou fazer o juiz ordinário e dos órfãos João Mendes Giraldo - 27/08/1650 de ( registros)
Auto de inventário que se fez por morte e falecimento de Anna da Costa o qual mandou fazer o juiz ordinário e dos órfãos João Mendes Giraldo
27 de agosto de 1650, sábado. Há 374 anos
fls. 37 - auto de inventário que se fez por morte e falecimento de Anna da Costa o qual mandou fazer o juiz ordinário e dos órfãos João Mendes Giraldo.Santa Anna da Parnaíba , 27-8-1650.Escrivão dos órfãos: Vicente Roiz BicudoDeclarante: Capitão Domingos Frz, o viúvoAvaliadores: Pero de Souza e Manoel Pais Fr.ªHerdeiros nesta fazenda:- o viúvo o Capitão Domingos Frz.- os filhos de Anastacio da Costa- os filhos de Tomé Frz. da Costa.- os filhos de Fellipe Frz. Cabral. Avaliações, dividas que deve esta fazenda a partes. Monte mor líquido 18$020 para partir com o viúvo e os herdeiros e se tirar a terça.- coube ao viúvo 9$010 réis- coube a terça 3$003 réis.- parte dos órfãos de Anastacio da Costa 2$002 réis- parte dos órfãos de Tomé Frz. da Costa 2$002 réis- parte dos órfãos de Felipe Frz. Cabral 2$002 réis.
fls 43 - aos 26-1-1651 neste sitio e fazenda que foi de defunto D.os Frz. perante o juiz Antonio Bicudo de Brito fazendo inventário da fazenda que ficou do dito defunto D.os Frz. apareceu perante ele Ant.º Roiz dalmeda que esta casado com uma neta do dito defunto e por ele foi dito que por morte da avó Anna da Costa deixara declarado em seu solene testamento que da sua terça se desse a dita sua neta com que ele ora estava casado e por quanto ao tempo que se fez o inventário da dita defunta se não tirara a dita terça requeria tirar a dita terça. (...)
partilhas dos órfãos.Depois de tirada a terça que se entregou a Ant.º Roiz dalmeda mandou o juiz se entregar as que couberam aos herdeiros, a suas mães por serem curadores de seus filhos por serem viúvas a saber: Asensa de Pynha/ Zabel Mendes / Catirina Diniz e por elas se acharem presentes assim deram por entregues. Recibos: - digo eu Clara Diniz que é verdade que me -- uma rapariga por nome Ventura que me deixou minha vó Anna da Costa . 20-6-1653