Benta Dias dona viúva moradora na vila de Santa Anna da Parnaiba diz que no juízo de vossa mercê se procedeu contra ela por parte autor o reverendo padre frei Manuel Pereira fundador da casa e convento de Nossa Senhora do Carmo e (...) e de Santa Ana das Cruzes sobre certa demanda cível na qual vossa mercê deu sentença final condenando a ela viúva em o que pela parte autor era requerida pela prova dos autos e pelo cumprimento da dita sentença não ter efeito vossa mercê a tinha ela suplicante declarada por excomungada e porquanto já está com o dito reverendo padre frei Manuel Pereira parte autora feito concerto por via de paz e amizade com Balthazar Fernandes meu irmão e procurador como a vossa mercê lhe constará Pede a Vossa Mercê a mande absolver da dita excomunhão por algum religioso eclesiástico da vila de São Paulo por ser mulher viúva e não poder vir onde Vossa Mercê está para absolver-se no que receberá esmola e mercê.
Informe-me o reverendo padre frei Manuel Pereira parte a quem toca do que no caso ha e com isso me torne Santa Anna das Cruzes. 6 de março de 1629. O padre frei Gaspar Sanches juiz conservador.
2° de fonte(s) [21228] “Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador Data: 2014, ver ano (136 registros)
Balthazar está em São Paulo para resolver o "problema" de sua irmã, Benta Dias. "Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?" p. 42