"Precisamos amansar os brancos, que são muito selvagens."
Esta era uma frase bastante ouvida pelos missionários jesuítas durante contatos com os Tapayuna. [Povos Indígenas no Brasil, pib.socioambiental.org/pt/Povo:Tapayuna consultado em 20.10.2022]
1° de 2 fonte(s) [27496] Inventários e testamentos, Volumes 11-12. Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, Departamento de Artes e Ciências Humanas, Divisão de Arquivo do Estado, 1921 Data: 1921, ver ano (91 registros)
Gente forra que se lançou neste inventário
- Daniel e sua mulher Genebra - Gonçalo e sua mulher Francisca com um filho por nome Luiz rapaz e uma filha por nome Helena já moça.
- Francisco e sua mulher Ursula com um filho por nome Mathias e duas filhas, uma por nome Izabel já moça e outra rapariga por nome Andreza.
- Lucas e sua mulher Luzia com uma filha pequena por nome Estácia e um filho rapaz por nome Miguel.
- João e sua mulher Joanna.
- Martinho casado com uma tapanhuna.
- Loureço e sua mulher Thereza com dois filhos e uma filha, os filhos um por nome Barnabé e outro Salvador e a filha por nome Maria.
- Ubaia com sua mulher Domingas e um filho de peito.
- Ambrosio e sua mulher Francisca.
- Dorothéa com uma criança de peito por nome Thereza; Catharina solteira; Irabe; Faustina; Sabina com uma filha por nome Christina; Potencia com um filho por nome Ventara; Manuel solteiro; José rapaz solteiro; Silvestre; Jorge; Paulo; Francisca negra velha; Catharina rapariga; Martha negra velha.
- Paulo e sua mulher Maria com um filho por nome Barnabé;
- Paire e sua mulher Thereza e uma criança de peito e outra rapariga.
- Abaguere e sua mulher Maria.
-- Irija e um filho rapaz por nome Ignácio.
- Jassa e sua mulher Aramary com suas crianças a saber um rapaz por nome Manuel e outro de peito e uma velha por nome Jassi.
- Cunhambo e sua mulher Paula.
- Alonso e sua mulher Thereza com duas filhas,, uma por nome Juliana e outra por Uraia.
- Jaques e sua mulher Curba com uma filha de peito.
- Morerequa e sua mulher Nhoeru com duas filhas, uma por nome Iria e outra de peito.
- Clara moça com uma criança de peito.
- Baero negro solteiro; Rodrigo solteiro.
- Francisco oe sua mulher Luzia com uma criança.
- Manuel solteiro; Estevão solteiro; Felippe moço solteiro; Luiz rapaz; Luiz negro solteiro; Irairu com um filho moço por nome Bapeary.
- Francisco rapaz; Maruiry rapaz.
- Sabina moça; Rufina; Chrstina; Ignez; Costança; Merencia rapariga; Margarida raparida; Culumytey com sua mulher pagãos.
Dia 9 de novembro ode 1638 nesta fazenda do defunto Cornélio de Arzão eu escrivão dos órfãos citei a Belchior da Borba e a sua mulher, filha e genro defunto para dizerem se queriam herdar nas peças do gentio da terra lançadas neste inventário e por o dito Belchior da Borba e pela dita mulher foi dito que eles não queriam herdar as peças lançadas neste inventário de que fiz este termo para constar Ambrósio Pereira escrivão. [Páginas 562, 563 e 564 do pdf]