' Trópicos de Câncer e Capricórnio, POR LUANA BERNARDES Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade. consultado em todoestudo.com.br - 27/01/2023 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
150
200
Registros (492)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


c
Trópicos de Câncer e Capricórnio, POR LUANA BERNARDES Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade. consultado em todoestudo.com.br
27 de janeiro de 2023, sexta-feira. Há 1 anos
Ver Sorocaba/SP em 2023
219 registros
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são importantes demarcadores cartográficos. São úteis na localização e na demarcação dos climas e das estações do ano.Trópicos de Câncer e Capricórnio

Os Trópicos de Câncer e Capricórnio são paralelos situados ao norte e sul do equador terrestre, e delimitam a zona tropical. Os trópicos da Terra são traçados cartográficos importantes não somente para a localização, mas também para a demarcação de eventos astronômicos.

Essa área inclui a parte da Terra onde o sol alcança um ponto diretamente acima pelo menos uma vez durante o ano solar (ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio o sol nunca alcança uma posição diretamente acima).

As denominações dadas a essas coordenadas (Câncer e Capricórnio) são muito antigas. Por volta do século 2 a.C. elas já apareciam em mapas feitos pelo astrônomo grego Hiparco de Nicéia (161-127 a.C.), e depois em um mapa-múndi de outro grego, Cláudio Ptolomeu (90-168).

Os antigos astrônomos observaram que, quando o astro chegava ao seu máximo distanciamento ao norte, a Constelação de Câncer estava ao fundo no céu. E, quando este deslocamento era ao sul, o astro passava pela Constelação de Capricórnio. Daí os nomes.

Cartograficamente, o nosso planeta possui dois trópicos: o de Câncer e o de Capricórnio, linhas imaginárias traçadas paralelamente à Linha do Equador.

O Trópico de Câncer “corta” os territórios de dezoito diferentes países, incluindo os Estados Unidos, a China, a Arábia Saudita, o Níger, a Índia e outros.

Já o Trópico de Capricórnio, localizado no hemisfério sul, passa por dez países, incluindo o Brasil, a Argentina, a Austrália, a África do Sul entre outros.

O Trópico de Câncer localiza-se a uma latitude de 23º27' ao norte, ao passo que o Trópico de Capricórnio, inversamente, possui 23º27' de latitude sul (ou –23º27').

Qual é a utilidade dos trópicos de Câncer e Capricórnio na Terra?

O planeta orbita o Sol sempre inclinado para o mesmo lado, logo, dependendo da posição em que a Terra se encontra, um ponto diferente do globo recebe a incidência de luz solar mais intensa.

Um observador localizado na Linha do Equador vê o sol a pino duas vezes no ano (zênite), no início da primavera e do outono.Já o observador que está na Região Tropical, isto é, entre o Trópico de Câncer e o de Capricórnio, vê a estrela no zênite em datas diferentes, variando de acordo com a distância em relação à Linha do Equador.

E um observador que está sobre os trópicos vê o sol no zênite nos solstícios de verão – isso é, quando os hemisférios recebem a maior incidência de luz solar: por volta do dia 21 de junho no Hemisfério Norte e 21 de dezembro no Hemisfério Sul. Quem está ao norte ou ao sul dessas linhas nunca vê o sol no ponto mais alto do céu.

Portanto, os trópicos de Câncer e Capricórnio determinam os pontos mais ao norte e ao sul (respectativamente) onde é possível ver o sol a pino.

Referências - Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização – Eustáquio de Sene

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27882 registros, 14,578% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3223 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP