Forte São João de BertiogaO Forte São João de Bertioga é uma estrutura de pedras e argamassa construída no século XVI para defesa militar da Barra de Bertioga, um dos acessos à Vila de São Vicente. Foi a primeira construção oficial da Coroa Portuguesa no Brasil. Teve participação especial na história, no início da colonização, como um importante marco de proteção à recém fundada Vila de São Vicente do ataque de nativos e piratas europeus, possibilitando, a partir dali, a pacificação dos povos indígenas e a colonização do Brasil.
Atualmente, é formado por duas estruturas principais: a) o terrapleno ou plataforma de armas; b) o quartel, onde hoje funciona o Museu João Ramalho, casa que servia para alojamento dos soldados, armazenamento da artilharia, além de contar com uma capela.Está localizado em Bertioga, cidade do litoral do Estado de São Paulo, em frente a Praia da Enseada, na entrada da Barra de Bertioga e do Canal de Bertioga.
Partindo da descrição de inúmeros autores, é possível interpretar a existência de diferentes estruturas ao longo da história. A primeira fortaleza pode ter sido a Torre da Bertioga, erguida em 1531, uma espécie de trincheira ou posto de observação, como explica Frei Gaspar da Madre de Deus. A segunda fortaleza foi construída em 1547 pela família de Diogo de Braga, era a paliçada com uma casa forte ao centro, de acordo com os relatos de Hans Staden. É possível que João Ramalho tenha estado a frente da construção dessas duas fortificações. Já a terceira fortaleza, de alvenaria, com o terrapleno e a casa do quartel, foi erguida por ordem oficial e documentada do Rei de Portugal, e concluída em 1560, recebendo o nome de Fortaleza/Forte de São Thiago. Por volta de 1760, o terrapleno é ampliado por decisão do Governador da Capitania de São Paulo e mais tarde passa a ser denominado de Forte São João.