' Rio Sorocaba e córrego Itanguá serão desassoreados pela prefeitura. Ana Cláudia Martins, jornal Cruzeiro do Sul - 17/03/2022 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
150
Registros (277)Cidades (107)Pessoas (0)Temas (329)


c
Rio Sorocaba e córrego Itanguá serão desassoreados pela prefeitura. Ana Cláudia Martins, jornal Cruzeiro do Sul
17 de março de 2022, quinta-feira. Há 2 anos
Anúncio foi feito pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de programa do governo estadual; obras aguardam licença ambiental.A Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quinta-feira (17) que iniciará, em breve, obras de desassoreamento no Rio Sorocaba e também no Córrego do Itanguá. As obras serão feitas por meio do programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica, do governo estadual, com investimento de R$ 10 milhões. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, antes do início das obras, é necessário licenças ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).De acordo com o projeto apresentado pela Prefeitura de Sorocaba, as obras de desassoreamento do Rio Sorocaba no total correspondem a 9,2 quilômetros e incluem a remoção de bancos de areia, que causam afunilamento da calha. Além disso, o desassoreamento do rio deve melhorar o fluxo e o escoamento e reduzir a possibilidade de sobrelevação da lâmina d‘água.No total, deverão ser retirados 50.000 m³ de sedimentos acumulados nos dois cursos do rio, que equivale a cerca de seis mil caminhões basculantes de material a ser retirado do Rio Sorocaba.Ainda de acordo com o projeto, as obras devem ser concentradas no trecho urbano do rio, entre a Radial Norte e a Rodovia Raposo Tavares. No total, a ação será feita em nove pontos de acúmulo de sedimentos do Rio Sorocaba: são eles: Radial Norte, Parque das Águas, Jardim Iguatemi, rua Saliba Mota, sub-estação CPFL, Usina Cultural, Praça Lions, Terminal São Paulo e Ponte Pinheiros. A previsão é que as obras durem seis meses.

Já no Córrego do Itanguá as obras de desassoreamento serão no total de 1,6 quilômetros entre a rua Riuzaku Kanizawa e Manoel Camargo Sampaio, na região do Jardim Marli e Itapemirim. O volume estimado de retirada de material é de 10.000 m³.

O prazo para conclusão das obras é três meses.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, as obras de desassoreamento no Rio Sorocaba e no Córrego do Itanguá serão importantes para evitar que a cidade volte a sofrer com novas enchentes e alagamentos, como os que ocorreram no último sábado (12), e que causaram estragos e transtornos a mais de 400 famílias.

Desassoreamento deixou de ser feito no Rio Sorocaba

Em agosto do ano passado, reportagem do Cruzeiro do Sul mostrou pontos com bancos de areia no Rio Sorocaba, principalmente na região do Parque das Águas. Próximo ao loca, por exemplo, a avenida 15 de Agosto sofre há anos com problema de alagamento quando chove forte na cidade. Porém, a matéria mostrou que há anos as últimas gestões municipais deixaram de fazer o desassoreamento constante do Rio Sorocaba.

No ano passado, a Prefeitura de Sorocaba informou que realizou ações de desassoreamento nas bacias de contenção dos parques Carlos Alberto de Souza e Kasato Maru, ambos no Campolim, e no Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha.Na ocasião, a atual gestão também informou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) não realizava o desassoreamento do Rio Sorocaba, e que tal atribuição é de competência do governo estadual, por meio do Departamento de Água e energia Elétrica (Daee). “Como se trata de um rio com interferência em vários municípios é de atribuição do órgão estadual, no caso o Daee, realizar o serviço de desassoreamento do rio”, ressalta.Também questionado a respeito, o Daee informou, na ocasião, que o trabalho de desassoreamento também pode ser realizado pela municipalidade ou por terceiros, desde que solicitado a devida autorização do órgão estadual.

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27868 registros, 14,570% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3218 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP