Reino Unido põe na internet arquivo secreto sobre Ovnis, DA "NEW SCIENTIST", folha.uol.com.br
21 de outubro de 2008, terça-feira. Há 16 anos
Dois caças americanos receberam uma ordem para decolar imediatamente para derrubar um objeto voador não-identificado sobre o céu da Inglaterra durante a Guerra Fria, segundo arquivos divulgados ontem.Um piloto disse que esteve a segundos de disparar 24 foguetes no objeto, que se movia de uma maneira errática.O Ovni ficou alguns momentos imóvel no céu, antes de atingir velocidades de mais de 12 mil quilômetros por hora, disse o piloto Milton Torres, hoje aos 77.Depois do alerta, um homem não-identificado disse a Torres que ele não deveria nunca falar sobre o incidente. Ele manteve o silêncio por 30 anos. Sua história está entre as dezenas de relatos de avistagem de Ovnis reunidos pelo Ministério da Defesa do Reino Unido e colocados on-line pelos Arquivos Nacionais (http://ufos.nationalarchives.gov.uk).Os arquivos britânicos atribuem os Ovnis a balões meteorológicos, nuvens ou aeronaves normais.O especialista em Ovnis David Clarke disse que a avistagem dos caças pode ter sido parte de um projeto secreto dos EUA para criar aeronaves-fantasmas em telas de radar para testar as defesas soviéticas. "Talvez o que esse piloto viu tenha sido algum experimento de guerra eletrônica", disse.
Em depoimento, Torres descreveu como decolou com seu F-86 D Sabre de uma base da Força Aérea Real em maio de 1957. "Veio uma ordem para disparar uma salva de foguetes no Ovni." No último segundo, o objeto desapareceu da tela do radar e a perseguição foi cancelada.
Os documentos contêm uma explicação oficial para o incidente, que aconteceu em uma época de grande tensão entre o Ocidente a União Soviética. Os aviões nas bases britânicas ficavam de prontidão o tempo todo para o caso de um ataque russo.