Mapa “Americae Nova Tabula” de Willem Janszoon Blaeu
1631. Há 393 anos
Este é um dos mapas mais emblemáticos das Américas já produzidos pelo lendário cartógrafo holandês Willem Blaeu. O mapa em si é semelhante ao mapa de parede de Blaeu de 1608, com as descobertas adicionais de Henry Hudson na América do Norte e da Terra do Fogo com o Estreito de Le Maire.
Nova et Acurata Totius Americae Tabula
01/01/1608
Créditos/Fonte:
Examinando o mapa: lugares míticos e desconhecidos A América do Norte está dividida em várias regiões grandes com muito pouca informação cartográfica a oeste dos Apalaches ou ao norte de 40 graus de latitude, incluindo uma ausência completa dos Grandes Lagos. Para preencher um espaço em branco tão grande, Blaeu usa um mapa inserido de Groenlan (Groenlândia), Islandia (Islândia) e da mítica ilha de Frislândia, que apareceu pela primeira vez no influente mapa Zeno de 1558.
Os contornos costeiros geralmente seguem Ortelius e Wytfliet com nomenclatura de uma variedade de exploradores e colonos. Na América do Sul, o mítico “Parime Lacus” pode ser encontrado ao longo do equador, com a lendária cidade dourada de Manoa ou El Dorado aninhada na sua costa norte. Isto se refere ao mito de uma cidade dourada onde todos os dias o rei se cobria de pó de ouro e se banhava no lago. Os canibais retratados em Brasília e os gigantes na Patagônia são consistentes com trabalhos anteriores que datam do século XVI de Linschoten e Munster.
Figuras cartográficas e vistas da cidade - Os painéis laterais, cada um com cinco retratos dos habitantes nativos, foram retirados de John White (Virgínia), Hans Staden (Brasil) e de outros relatos dos primeiros exploradores. Na parte superior estão nove visualizações inseridas ou mapas de cidades e portos importantes nas Américas, incluindo Havana, São Domingos, Cartagena, Cidade do México, Cusco, Potosi, I. la Mocha no Chile, Rio de Janeiro e Olinda no Brasil. no verso.Latin text on verso.
Condition: This map is in B condition with some short marginal tears that have been professionally repaired on the verso. One chip in the lower right extends just into the border of the image. Vertical creases along the centerfold are apparent and there is one small rust hole (that has been closed) in a carto-figure box, second from the bottom left. Overall, the map presents a very nice image with lovely, old (not original) hand coloring over a strong impression on lightly toned paper.