O creme dental radioativo Doramad ( Doramad Radioaktive Zahncreme ) foi um creme dental produzido na Alemanha pela empresa Auergesellschaft de Berlim da década de 1920 até a Segunda Guerra Mundial . [ 1 ] [ 2 ]produtosA embalagem anunciava o seguinte:Besondere biologische Heilwirkungen durch Radium-Strahlen . Tausendfach ärztlich verordnet und empfohlen.Efeito curativo biológico especial graças à radiação . Recomendado e prescrito milhares de vezes por médicos.No verso do tubo de pasta de dente pode-se ler:O que a Doramad oferece?Graças aos seus raios radioativos, aumenta as defesas dos dentes e gengivas. As células são carregadas com nova energia vital, as bactérias param em seu trabalho destrutivo. Por isso [demonstra uma] ação preventiva e curativa imbatível nas doenças da gengiva. Dá polimento ao esmalte até o branco mais delicado e brilhante. Previne a formação de tártaro. Produz uma espuma maravilhosa, tem um sabor novo, agradável, macio e fresco. Generoso em uso.A pasta de dente era levemente radioativa porque continha vestígios de tório, obtido de areias monazíticas.A Auergesellschaft usava tório e terras raras na fabricação de produtos industriais, incluindo mangas de lanternas a gás ; pasta de dente foi produzida como um subproduto de suas outras atividades. [ 1 ] Seu conteúdo radioativo foi promovido como benéfico à saúde, incluindo ação antibacteriana e contribuição para o fortalecimento das "defesas dos dentes e gengivas". [ 1 ] [ 3 ] A radiação ionizante deveria matar as bactérias e "massagear" as gengivas.
História
Na época, a pasta de dente era celebrada como um marco na ciência e elogiada como uma "cura milagrosa". Os danos causados pela radiação e suas consequências cancerígenas eram praticamente desconhecidos na época, apesar de já serem conhecidos casos como o das garotas do rádio.
Durante a administração militar alemã na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial , um grupo de cientistas alemães roubou todo o tório que puderam encontrar. A operação Alsos acreditava que estava usando os elementos pesados para o refino de urânio, para ser usando em uma bomba atômica, mas só estava interessada em usar o tório em uma marca proprietária de pasta de dente alemã.