00:03:05 - O século 16 é uma era de transformação: Nicolau Copérnico colocava o mundo não no centro do universo, mas como parte da mecânica de um sistema solar muito maior. Cristóvão Colombo descobrira a América, embora pensasse ainda ser a Índia. Martim Lutero desafiava a Igreja universal da Europa ocidental. Essa constelação
Eles perceberam que havia um mundo a ser descoberto. O século 16 seria a era dos descobrimentos.
Mas essa descoberta tem tudo a ver com poder e dinheiro. Expedições científicas, no sentido moderno, ainda não existiam, mesmo assim os cientistas se beneficiavam da fome de lucro de reis, banqueiros e mercadores. E os cartógrafos eram os que mais se beneficiavam.
Magalhães estava convencido de que encontraria uma passagem desconhecida na ponta da América do Sul. mas o que lhe dava tanta certeza?
O Museu Histórico de Frankfurt (Alemanha) é o orgulhoso proprietário de um globo construído cinco anos antes da jornada de Magalhães. Um quebra-cabeças que até hoje confunde os cientistas.
Frank Berger (Museu Histórico de Frankfurt):
"Na América do Sul nós vemos uma rota indo entre a ponta do continente e a massa de terra da Antártica. Essa passagem é intrigante. Como essa rota ao redor da América do Sul é possível em um globo de 1515, embora Magalhães só tenha feito essa rota cinco anos depois."