Sorocaba produziu o primeiro uísque do Brasil, por Celso Marvadão (consultado em acso.com.br)
12 de junho de 2023, segunda-feira. Há 1 anos
O castelinho em estilo escocês ainda presente na Vila Rica, próximo do Clube de Campo Sorocaba, ao lado dos trilhos da ferrovia, marca a iniciativa da produção do primeiro uísque brasileiro, o Drury’s.
Em 1959, o empresário Mário Amato, que fabricava rolhas de cortiça, uniu-se com o principal cliente, Alberto Bildner, para engarrafar um uísque que era oferecido de brinde para os amigos. Depois, dado ao sucesso, passou a engarrafar em Sorocaba um “blended whisky” com malte importado da Escócia.
Foram adquiridas as instalações de uma destilaria já existentes no local, que incluíam um antigo galpão da Sociedade Anônima Indústrias Reunidas de Amido (SAIRA) amigo produzido a partir da mandioca cultivada na área do atual Jardim Saira. A empresa depois passou a chamar-se Heublein, produtora em Sorocaba de bebidas como Dreher e Campari.
A Drury’s e a Campari já não existem mais no local, área foi vendida, mas o castelinho continua como um ponto de atração na paisagem. Nas fotos, o castelinho, as antigas instalações em 1954 vistas do Alto da Boa Vista, a fábrica da Drury’s e a linha de produção de bebidas (nos anos 1990).