Há mais de 100 anos um ovo causou comoção em Sorocaba. O misterioso ovo foi notícia em vários jornais do país por conter gravado, em alto revelo, inscrições com um aviso alarmante: a próxima destruição do mundo estava se aproximando.
O mistério estava na qualidade da gravação. Nada igual havia sido visto até então. "Especialistas" analisaram o ovo e não conseguiram explicar como aquilo havia sido feito.
A reputação do ovo ganhou cresceu e se espalhou por todo o país. Muitos se prepararam para o fim, outros jogavam praga nele. O ovo chegou à ser exposto em uma vitrine.
Como a inscrição na casca do ovo não especificava a data, limitando-se a dizer que "estava próxima", muitos viveram e morreram como se fossem presenciar o fim do mundo.
O tempo passou e a reputação do "ovo profético" foi caindo no esquecimento.
Mais tarde explicou-se que o fenômeno não passava de uma brincadeira de mau gosto. Os dizeres em relevo foram feitos por um interessante processo baseado em composição química.
Demorou anos para a farsa ser descoberta, o nome do "artista" não se perdeu na história, mas com certeza, nos dias de hoje...