' Casa dos Padres: incêndios, mortes de padres e escravos. Freiras e seus bebês abortados - 01/01/1858 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1854
1855
1856
1857
1858
1859
1860
1861
1862
Registros (47)Cidades (31)Pessoas (29)Temas (61)


c
Casa dos Padres: incêndios, mortes de padres e escravos. Freiras e seus bebês abortados
1858. Há 166 anos
Sorocaba foi fundada em 1654. Terra de bandeirantes, caçadores e assassinos de índios em sua essência. Para se eximirem de seus pecados esses bandeirantes, que depois fundariam quase todas as cidades do oeste do estado de São Paulo e grandes vilas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sempre trouxeram consigo grupos religiosos: fossem os jesuítas , beneditinos ou franciscanos.

Era comum doar terras e dinheiro ao clero em troca do perdão. Por isso Sorocaba tem tantas igrejas e mosteiros, mas um destes chama a atenção em especial. É a edificação conhecida como Casa dos Padres.

É uma construção cravada num morro entre Sorocaba e Votorantim, que em tempos remotos abrigou um mosteiro beneditino. Sabe-se que os padres tinham escravos e os obrigavam a verdadeiras monstruosidades.

Sempre viveram isolados do resto da cidade, nunca permitiram às outras ordens religiosas terem acesso à construção (que primeiro foi de madeira, depois de pau-a-pique e rochas) até que um primeiro incêndio matou todos os escravos dos padres. Reconstruído em concreto o mosteiro passou por outro incêndio há pouco mais de cem anos, vitimando agora todos os padres, e sendo desativado.

Conta-se na então chácara do Vergueiro (hoje bairro próximo à Casa dos Padres) que no dia do incêndio que matou os religiosos se ouvia forte barulho de tambores e risadas dos escravos.

Da Casa sobrou só o esqueleto, que ainda atrai gente de toda a região em busca do sobrenatural, e a maioria conta já ter visto algo no local, como espíritos pulando na piscina, sangue jorrando das paredes, ou os padres e negros brigando. Hoje esse morro fica na região mais cara da cidade, e tudo, absolutamente tudo que foi construído imediatamente em volta da casa faliu: de shopping a prostíbulo.

Dizem que ali estão espíritos dos padres que foram enterrados naquela região. Freiras e de bebês abortados pelas Freiras, pois na área do shopping previamente era um mosteiro ou convento.

Túnel era usado para fuga de escravos

Um túnel em Votorantim foi muito usado pelos negros fugitivos para não serem capturados pelo capitão do mato. Esse túnel ficava na Chácara dos Padres, onde hoje resta apenas o terreno ao lado do shopping Panorâmico. Edson Correa, tataraneto do escravo José Joaquim de Camargo, sabe de diversos relatos contados por seus parentes sobre esse lugar. O principal é que os escravos fugiam e iam procurar a ajuda dos padres, que os abrigavam lá.

Naquela chácara os negros permaneciam e ajudavam os religiosos na limpeza e serviços gerais. Como o local é alto e dali era possível enxergar toda a cidade, os padres avisavam os negros fugitivos quando o capitão do mato estava a caminho. "E então eles corriam para o túnel, que tinha saída para o rio, próximo à cachoeira dos Guimarães. Infelizmente foi tudo demolido e o túnel aterrado.

Até há pouco tempo ainda dava para ver as ruínas, mas agora com essa plantação de milho ficou impossível", lamenta Edson. Logo mais à frente, próximo à Praça de Eventos de Votorantim, era o "cangume", um local onde os escravos realizavam a festa da colheita. Já o local onde hoje é o pátio da Prefeitura de Votorantim era uma senzala. "Hoje não há nem vestígios", diz Edson.

https://www.facebook.com/sorocaba24hrs/posts/555450825220668

Casa dos Padres
Data: 01/01/2000 2000
Créditos / Fonte: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul
(ccc)(.264.

Casa dos Padres
Data: 01/01/2005 2005
(#)(ez)(@)(!)(.264.

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27882 registros, 14,578% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3223 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP