Sorocaba é elevada à condição de cidade com a denominação de “Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba”
5 de fevereiro de 1842, sábado. Há 182 anos
Desta mesma época, de 5 de fevereiro de 1842, é a lei provincial nº 5, que elevou Sorocaba à categoria de cidade, juntamente com Curitiba, que ainda pertencia a São Paulo, e a Vila de São Carlos, que passou a chamar-se Campinas. A Comarca foi criada em 30 de março de 1871, pela lei provincial nº 39. [turismo.sorocaba.sp.gov.br]
2° de fonte(s) [24471] “A História Ambiental de Sorocaba”. Fábio Navarro Manfredini, Manuel Enrique Gamero Guandique e André Henrique Rosa Data: 2015, ver ano (121 registros)
O ciclo comercial de tropas de muares foi responsável pela elevação da Vila a Cidade em 5 de fevereiro de 1842, expandindo-se para o Além Ponte, nascedouro da primeira indústria têxtil de Sorocaba. No final do século XIX, Sorocaba deixou de ser uma “vila tropeira” para iniciar o seu destino como uma cidade predominantemente industrial. Nesse período, a maioria da população sorocabana morava em chácaras. O núcleo urbano era constituído por poucas Ruas esparsas que eram os caminhos usados pelas tropas de muares oriundas do sul.