No dia 1 a Câmara Municipal de Sorocaba recusou-se a empossas as novas autoridades nomeadas em execução á lei de 3 de Dezembro de 1841.
Apesar de haver se dirigido o juiz municipal ao prédio, acompanhado de força armada, nada pode conseguir, por já encontrar também uma força reunida por parte dos revoltosos.
1° de fonte(s) [24504] “A cidade de São Paulo em 1900. Impressões de Viagem”. Alfredo Moreira Pinto Data: 1900, ver ano (63 registros)
No Rio de Janeiro foi logo instituída uma sociedade secreta, que devia ramificar-se por todo o paiz com o fim de generalisar o movimento, que teve seu inicio em Sorocaba no dia 10 de maio de 1842, com a recusa por parte da Municipalidade de empossar as autoridades nomeadas em virtude da Lei de 3 de dezembro de 1841.
2° de fonte(s) [20533] História da Revolução Liberal de 1842, José Antônio Marinho Data: 2015, ver ano (121 registros)
Era em Sorocaba que o exaltamento tinha requintado; porqueos governistas, desesperados por haverem sido deslocados nas passadas eleições, querendo impor a maioria, se haviam reunido armados, por duas noites, blasonando que se achavam armados e prontospara obrigar a Câmara Municipal a dar posse aos novos empregados;e para isto chamavam em seu apoio os adotivos e papeletas, ameaçando aos naturais de fazerem neles um exemplo para os vindouros.
No dia 10 de maio, apresentou-se o juiz de direito, para dar posse às novas autoridades, sendo disso dispensada a Câmara Municipal; conferenciando, porém, com os juízes de paz, convenceu-se de que não lhe era possível quitar-se dessa comissão sem grave alteração no sossego público, e desistiu ou adiou o empenho em que viera.