GABRIEL SILVA SOUSA DINISPRADO PROCURAVA APAZIGUAR DINIS, ACONSELHANDO-LHE MODERAÇÃO E PACIÊNCIA PARA COM O POVO AMOTINADO, APESAR DE SABER DE ONDE PARTIAM AS HOSTILIDADES E DE AFIRMAR QUE "NÃO INCRIMINO MEU COBRADOR PORQUE O PRESENTE TEM DADO PROVAS DE SUA VERDADE ATÉ ADMIRA COMO NÃO TEM ENDOIDECIDO". ACHAVA TAMBÉM QUE TUDO ERA "TRAÇADO PELO TAL RAFAEL" (31) NOTA DO AUTOR.
A POPULAÇÃO SOROCABANA CONTINUA CADA VEZ MAIS IRRITADA COM DINIS E A SITUAÇÃO CULMINA EM 25 DE JANEIRO, QUANDO SE ORGANIZA CONTRA O COBRADOR "CILADA DE RAPAZES ARMADOS DE PEDRAS PARA O MESMO SER APEDREJADO PUBLICAMENTE E TALVEZ MORTO...", O QUE NÃO SE ULTIMOU DEVIDO À INTERFERÊNCIA DO CAPITÃO-MOR DE SOROCABA.
SEGUNDO OFÍCIO DIRIGIDO AO GOVERNADOR DE SÃO PAULO POR MANUEL MOREIRA LÍRIO E CUSTÓDIO MOREIRA LÍRIO, A INFLUÊNCIA, TEMERIDADE E DESPOTISMO DA CÂMARA DE SOROCABA, NEGANDO-SE A ACATAR AS ORDENS DA JUNTA DA REAL FAZENDA, DERAM ORIGEM AO MOVIMENTO POPULAR (32) NOTA DO AUTOR.
EM DECORRÊNCIA DOS CONSTANTES ATRITOS COM A POPULAÇÃO SOROCABANA, ERA DIFÍCIL CONSEGUIR UMA PESSOA QUE SE QUISESSE ENCARREGAR DA COBRANÇA DO "NOVO IMPOSTO" EM SOROCABA. DINIS, TEMENDO POR SUA VIDA, QUERIA ABANDONAR O CARGO, MAS AFINAL PRADO CONSEGUIU DEBELAR A CRISE: TOMOU PROVIDÊNCIAS JUNTO AO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, CONSEGUINDO UMA PETIÇÃO PARA CITAR RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR, LÍDER DA POPULAÇÃO AMOTINADA, E FAZÊ-LO ASSINAR TERMO DE SEGURANÇA PELA VIDA DE DINIS (33) NOTA DO AUTOR.
APESAR DOS PROBLEMAS PROVOCADOS PELA MÁ VONTADE DA CÂMARA, PELA HOSTILIDADE ABERTA DE AGUIAR E DA POPULAÇÃO, DEVIDO QUASE SEMPRE A INTERPRETAÇÕES DIFERENTES DADAS AOS ITENS DO CONTRATO, AS MAIORES DIFICULDADES DA COBRANÇA ADVINHAM DO CONTÍNUO EXTRATIVO DE GADO, PRINCIPALMENTE À NOITE.
NESSE CASO OS MAIORES RESPONSÁVEIS ERAM OS MILICIANOS DO DESTACAMENTO, QUE, COMO BONS FILHOS DA TERRA, LIGADOS, PORTANTO, AOS INTERESSES DOS SOROCABANOS, MANCOMUNAVAM-SE COM COMERCIANTES E CONDUTORES DE GADO PARA A SONEGAÇÃO DO IMPOSTO.
OS CONTRATADORES DO RIO DE JANEIRO, EM OFÍCIO AO GOVERNO DE SÃO PAULO, APONTAM A PRINCIPAL CAUSA DO EXTRAVIO DE ANIMAIS: OS "HOMENS MILICIANOS QUE POR SEREM FILHOS DO PAÍS, PARENTES E SUBORDINADOS A FACÇÃO PERSEGUIDORA SE ACHAM DE COMUM ACORDO OCASIONANDO VOLUNTARIAMENTE NOTÁVEIS PREJUÍZOS DORMINDO DE NOITE A SONO SOLTO EM CUJA OCASIÃO SE FAZEM OS MAIORES EXTRAVIOS" (34) NOTA DO AUTOR. EM TODOS OS PAPÉIS DE PRADO HÁ