Genealogia de Manuel José Braga. Por JOSÉ LUIZ NOGUEIRA, jlnogueira.no.comunidades.net (data da consulta)
20 de janeiro de 2024, sábado.
MANUEL JOSÉ BRAGAManuel José Braga nasceu em 1725 em Braga - Portugal.Filho de Antonio Barbosa e Anna Francisca, família portuguesa de Braga.Manuel casou-se com Francisca de Almeida Lara, filha de Capitão Thomé de Lara e Abreu e Maria de Almeida, em 1765 em Sorocaba. Francisca nasceu em 1741. Ela faleceu em 1787 em Itapetininga-SP. Eles tiveram os seguintes filhos:
i. Manoel José da Trindade.
ii. Anna Francisca de Almeida Lara. Anna casou com José Francisco de Aguiar, filho de Jeronimo de Almeida e Abreu e Leonarda de Moura, em 1788 em Itapetininga-SP.
Antonio Francisco de Aguiar, Estanislau José de Abreu, José Francisco de Aguiar e Antonio Xavier Paes – Terras contíguas à sesmaria do padre Raphael Tobias de Aguiar, com quatro léguas de testada e outras tantas de sertão. Principiando em Pinhal que se acha nos fins dos campos da Sesmaria do dito padre, na paragem apelidada de Cabaçaes, além do rio Itapetininga, frente a um charco. Duas léguas de testada que correm para qualquer dos ventos da parte do Oeste para contestar com a sesmaria de Manuel Leme e que o sertão correrá para a parte do Sul a encontrar com a sesmaria que tirou o Padre Thomé Vieira de Almeida, ou intenta tirar, que terá quatro léguas mais ou menos e que do mesmo Pinhal correrão outras duas léguas para o Leste a intestar em uma volta do rio Itapetininga. (L 22 – fls 66 verso).
Estanislau de Campos Arruda, Estanislau José de Abreu e José Francisco de Aguiar – Da Vila de Itu – Terras na Vila de Itapetininga indo para a fazenda de Estanislau de Campos, chamada Guarehy, com duas léguas de testada e o sertão até o rio Guarehy. (L 22 – fls 123 verso).
iii. Maria dos Santos. Maria casou-se com Luciano do Amaral Gurgel, filho de Lourenço Leme de Siqueira e Maria Ribeiro do Amaral, em 1791 em Itapetininga-SP.
iv. Manoel José de Almeida. - Manoel casou com Anna Esmérica, filha de Manoel Baptista Prestes e Ignácia Maria da Conceição, em 1795 em Itapetininga-SP.Manoel José Almeida de Itapetininga – Uns campos com 130 braças de comprimento, que ficam nas cabeceiras ou vertentes das aguadas de seu sítio o qual terreno consta pela informação da Câmara que terá 500 braças, pouco mais ou menos de largo. (L 39 – fls 89 - verso).
v. Padre Thomé Vieira de Almeida Lara nasceu em Vila de N® S® dos Prazeres de Itapetininga. Ele faleceu 20 de novembro de 1842 em Itapetininga-SP e foi enterrrado 21 de novembro de 1842 em Itapetininga-SP.
Thomé Vieira de Almeida Lara, padre e Domingos da Costa Jacome, légua e meia de terras de testada e três de sertão na freguesia do Paranapanema termo da Villa Itapetininga, que discorre de testadas até os mattos e pinhães do Ribeirão denominado Turvinho da parte dalém beira campo até o matto geral de Paranapanema de légua e meia de testada, ficando de permeio o ribeirão do Turvo Grande e o sertão desde o mesmo matto e Pinhal pelo mesmo Turvinho abaixo rio rumo direto até a barra do Turvo Grande no Rio Paranapanema, que terá três léguas, pouco mais ou menos, com todos os capões, restingas e logradouros.
(Livro Repertório de Sesmarias - L.22, fls 43).Em 1785 o Padre era morador em Paranapanema.
Católico, solteiro e sem herdeiros diretos, prepara o seu testamento em 11 de janeiro de 1840. Deixou os bens para os seus afilhados Luis e Francisco, filhos de seu irmão Luis Castanho de Almeida..
No testamento consta que ele possuia uma morada de casas na rua do Comércio da Vila de Itapetininga, uma morada com um rancho e um cercado além do Rio Itapetininga, no Porto da Estrada Geral, um sítio com terras lavradias na estrada que atravessa a mata do Rio Paranapanema e um sítio com cercados gramados, benfeitorias e terras lvaradias no Porto do Paranapanema. Consta ainda que tinha móveis, animais e escravos.
vi. Capitão Luiz Castanho de Almeida faleceu no dia 24 de junho de 1859.
Manoel José Braga era sócio de Domingos José Vieira. Eles receberam diversas Sesmarias do Governo da Província de São Paulo.Manoel José Braga, morador em Sorocaba, recebeu a concessão de sesmaria conforme consta no livro 15 – fls 148). Meia légua de terras de testada com légua e meia de sertão no bairro chamado Itapetininga, que dista dezoito léguas mais ou menos de Sorocaba, que correrá do seu próprio sitio para o Sul até entestar no Rio Tapetininga, que teria a dita meia légua o que se achar no referido vão com légua e meia de sertão correndo para a parte de Leste rio acima do mesmo Tapetininga onde se achava um barreiro que teria de vão a dita légua e meia.No livro 16, às folhas 101 verso aparece a confirmação de concessão da sesmaria a Manoel José Braga.Nos microfilmes dos maços de população da Villa de Sorocaba, verificados no CHF de Itapetininga, localizamos na página 76 o nome de Manuel José Braga, declarando ter 40 anos e ser casado com Francisca de Almeyda de 26 anos.Manoel José Braga e Anna Francisca tiveram 5 filhos,Ele faleceu no dia 28 de fevereiro de 1796 em Itapetininga-SP. Manoel José Braga faleceu em Itapetininga com 70 anos, já viúvo de Francisca de Almeida.(Livro de óbitos de Itapetininga - índice nð 3 - página 76-Verso)Falecimento encontrado por Bernadete Ribeiro, do CHF- Cerrado de Sorocaba, no microfilme 1154497 - Livro de óbitos da Igreja Matriz de Itapetininga (1772-1789) - índice nð .3 - pág. 76-verso. Consta que faleceu com 70 anos+-, e era viúvo por óbito de Francisca de Almeida.
Segunda Geração
2. Manoel José da Trindade (Manuel José). Manoel casou-se com Maria da Purificação Pereyra, filha de Capitão João Affonso Pereyra e Maria Nunes Vieira, em 1798 em Itapetininga-SP. Maria nasceu em 1778 em Itapetininga. Ela faleceu em Itapetininga. Eles tiveram os seguintes filhos:
i. Barbara Serena. Barbara casou-se com Joaquim José de Medeiros, filho de Bartolomeu de Medeiros e Anna Nunes Vieira, 17 agosto 1819 em Itapetininga-SP. Joaquim nasceu 2 de Agosto de 1790 em Itapetininga-SP.
7. Capitão Luiz Castanho de Almeida (Manuel José) nasceu em Itapetininga-SP. Ele faleceu 24 de junho de 1859 em Itapetininga-SP. Vivia de seu soldo e de um armazém localizado a rua General Carneiro em Itapetininga-SP. Ele foi alistado nas Guerras do Prata e recebeu a patente de Tenente de Voluntários Paulistas em 21 de junho de 1817. Foi promovido em campanha por tomar a bandeira ao inimigo e veio de lá com a companheira , legalizando a união em Itapetininga. Falecido em Itapetininga, foi sepultado com farda, entre os seus contemporâneos e a salva regulamentar.
Luiz casou com Izidora (ou Victória) Bigochea, filha de Nicolau Bigochea e Simone Milani, no dia 11 de fevereiro de 1834 na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - Itapetininga - SP. Izidora nasceu em Freguesia de Conchoes - Montevideu - Uruguai. O sobrenome dela no site do CHF aparece como Mingochia. Luiz e Izidora tiveram os seguintes filhos:
i. Luis Almeida. ii. Francisco Almeida.
iii. Manoel José Castanho de Almeida nasceu em Itapetininga-SP. Foi o sexto filho de seus pais. Ainda está me faltando informações dos outros filhos. Quem souber favor me passar. Após o falecimento de sua esposa ele mudou-se para Guareí. Manoel casou com Maria do Rosário Martins Claro, filha de Antonio Florêncio Jardim e Felicidade Martins Claro, 10 de abril de 1856 em Itapetininga-SP.
iv. João de Almeida Lara. João casou com Anna Joaquina de Oliveira 18 de junho de 1861 em Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - Itapetininga - SP. Os pesquisadores de História Regional José Luiz Ayres Holtz e José Luiz Nogueira fizeram moção dentro do IHGGI - Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga no sentido de se incluir na História de Itapetininga o nome de Manoel José Braga como um dos fundadores de nossa município, baseado na carta original que foi fotografada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro onde ele escreveu ao Capitão-mór de Sorocaba solicitando a instalação da primeira freguesia, o que ocorreu com a chegada de Domingos José Vieira a Itapetininga e a autorização recebida do Governador da Província Morgado de Matheus.