Frei Gaspar da Madre de Deus, consulta em geni.com
22 de fevereiro de 2024, quinta-feira.
Filho de Domingos Teixeira de Azevedo (filho de Gaspar Teixeira de Azevedo) e Ana de Siqueira e Mendonça (estimado entre 1664 e 1714), filha de José Tavares de Siqueira, Sargento-Mor e Izabel Maria da Cruz, Irmã de Maria Izabel da Cruz, Freira; Catarina Batista de Jesus, Freira; João Tavares e Josefa Maria da Cruz.
Nasceu Gaspar Teixeira de Azevedo, depois Frei Gaspar da Madre de Deus, na fazenda de Sant´Ana, na Capitania de São Vicente, aos 9 de Fevereiro de 1715. Era filho do Coronel Domingos Teixeira de Azevedo e D. Ana Siqueira de Mendonça, agricultores de cana de assucar e arroz, naquela parte do litoral paulista.
Iniciou Frei Gaspar os seus primeiros estudos na fazenda paterna, passando depois para a vila de Santos, onde permaneceu até 1731.
Como sempre acontecia no seculo XVIII, a sua lucida inteligencia foi logo aproveitada para a carreira eclesiastica, tendo ingressado na ordem beneditina na cidade da Baia, levado pelo abade provincial do Brasil, Frei Antonio da Trindade.
A 15 de Agosto de 1732, segundo Pedro Taques, fazia Frei Gaspar a sua profissão de fé, na Abadia de São Bento, na Baía. Alguns anos depois passou-se para o convento do Rio de Janeiro, onde em 1740, se habilitou para o exercício do magistério.Afonso Taunay refere-se a uma viagem feita por Frei Gaspar á Europa, depois dessa época, louvado numa constatação encontrada no prefacio do seu Curso de Filosofia, cujos manuscritos foram encontrados em 1919, na Abadia de São Paulo. Regressando de Portugal, “fez tão grandes progressos nos estudos de Filosofia e Teologia, escreve Pedro Taques, que se constituiu digno para lhe darem a cadeira de mestre no mosteiro da cidade do Rio de Janeiro”.
Em Dezembro de 1752, é Frei Gaspar eleito pelo capitulo geral da Ordem, no mosteiro primaz de Tibães, abade de São Paulo; recusa contudo receber a alta dignidade, sob pretexto de não desejar interromper os seus cursos de filosofia e teologia, aos quais se dedicara com tão amoroso cuidado.Por esse tempo, começou os seus estudos históricos, aguçado por pesquizas que empreendera em Santos, a mandado do provincial da Ordem.