Antonio Bicudo CarneiroNascimento: ~ 1540Origem: São Miguel, Açores
Nasceu por volta de 1540, na ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores. Foi o mais novo dentre os dez filhos de Vicente Annes Bicudo e de Mécia Nunes. Antonio veio para o Brasil com seu irmão, Vicente Bicudo, no início da colonização da Capitania de São Paulo. Casou-se em São Paulo, SP, com Isabel Rodrigues (Velho), filha de Garcia Rodrigues e de Isabel Velho.
Antonio exerceu diversos cargos públicos em São Paulo, entre os quais o de juiz em 1574, vereador em 1575, novamente juiz em 1584, e ouvidor da capitania em 1585. Em 1585, mandou levantar o pelourinho da vila de São Paulo.
Antonio foi bandeirante e, em 1593 participou da entrada de Afonso Sardinha, o Moço, rumo ao sertão de Jeticaí. Em 1602, participou da expedição de Nicolau Barreto rumo ao Guairá. Em 1628, participou da grande expedição de Antonio Raposo Tavares também ao Guairá.
Antonio foi um dos descobridores do ouro na serra do Jaraguá e no córrego Santa Fé. Em 1610, requereu à Câmara de São Paulo 800 braças de terra, onde residia há muitos anos, "sempre ajudando com suas pessoas e armas ao bem público".
Foi pai de dois filhos e cinco filhas:
1.1. Antonio Bicudo, casado com Maria de Brito, filha de Diogo Pires e de Isabel de Brito. Antonio faleceu em 1650.
1.2. Domingos Nunes Bicudo, casado com Paula Gonçalves, filha de Manoel Rodrigues e de [...]. Domingos faleceu em 1637.
1.3. Maria Bicudo (Carneiro), casada com o Capitão Manoel Pires, filho de [...] e de Beatriz Pires (Brito). Maria faleceu em 1659.
1.4. Martha de Mendonça, casada com Domingos Gonçalves da Maya, natural da Ilha da Madeira, viúvo de Isabel de Góes (filha de Domingos de Góes e de Catharina de Mendonça (Góes)) e viúvo de Mécia Rodrigues (Velho) (filha de Garcia Rodrigues e de Isabel Velho, portanto tia de Martha de Mendonça). Domingos faleceu em 1627, em São Paulo, SP.