"LUZES DE PHOENIX", O MISTERIOSO APARECIMENTO DE OVNIS QUE CHOCOU O MUNDO. aventurasnahistoria.uol.com.br
26 de março de 2021, sexta-feira. Há 3 anos
No dia 13 de março de 1997, os céus de Arizona e Nevada, nos Estados Unidos, ficaram infestados de luzes. Mais de 20 mil pessoas testemunharam o fenômeno: enquanto umas viram uma série de brilhos fixos, outras afirmaram ter vislumbrado uma formação triangular na área de Phoenix, capital do Arizona. Mais tarde, Fife Symington, governador do Estado na época, chamaria o incidente de “objeto de outro mundo".
Luzes misteriosas
Por volta das 19h, um homem relatou ter visto um objeto em forma de V no território de Nevada. Segundo ele, o OVNI com seis luzes na ponta era do “tamanho de um Boeing 747” e soava como um "vento veloz".
Um ex-policial não identificado foi o segundo a se assustar com os objetos: após deixar sua casa no Arizona por volta das 20h, ele observou com seu binóculos um conjunto de luzes avermelhadas no céu, que desapareceram no horizonte.
A americana e o quadro feito por piloto da Segunda Guerra - Arquivo pessoalQuadroA americana que se reconheceu em quadro feito por piloto da Segunda GuerraPesquisadores fazendo a limpeza do caixão - Divulgação/Conselho Municipal de LeedsImpério RomanoInterior de caixão do Império Romano surpreende pesquisadoresRelato de jornal da época / Crédito: Wikimedia Commons
Bill Greiner, que estava transportando uma carga pela montanha, descreveu assim sua experiência vendo a formação triangular em Phoenix: "Eu nunca mais serei o mesmo. Se alguém me dissesse ter visto um OVNI, eu teria dito: claro, também acredito na Fada dos Dentes. Agora, tenho uma visão totalmente nova. Posso ser apenas um motorista de caminhão idiota, mas vi algo que não pertence a este lugar".
Em maio de 1997, oficiais das Forças Armadas Norte-Americanas (USAF) afirmaram ter investigado e resolvido o mistério. Como relatou o oficial de relações públicas da Base Aérea de Luke, se tratava apenas de luzes de comunicação atiradas de uma aeronave Thunderbolt A-10.Pontos de luzes no céu do Arizona / Crédito: Reprodução/Youtube Segundo o capitão Drew Sullins, da Guarda Aérea Nacional, oito aviões A-10 estavam treinando sobre a Zona de Artilharia Barry Goldwater, ao sul de Phoenix, e acabaram por liberar luzes intensas a 5 mil metros de altitude, que caíam vagarosamente de paraquedas. Essas explicações, assim como a tentativa fracassada de reproduzir o ocorrido, não convenceram a população local.
Novos relatos
Dez anos depois, em 2007 e 2008, novas aparições foram relatadas em Phoenix. Registrados pela estação de televisão local Fox News, elas acabaram sendo reveladas como parte do treinamento de aeronaves F-16 na Base Aérea de Luke, do Arizona, por oficiais militares.
Em abril de 2008, moradores locais afirmaram ter visto luzes que mudavam da posição quadrada para a triangular. Outro engano: um militar negou qualquer atividade da Força Aérea no local, e moradores afirmaram que as luzes nada mais eram do que vizinhos lançando balões de hélio com chamas – o que foi confirmado por um helicóptero da polícia.
Apesar dos relatos mais recentes, o episódio ocorrido em 1997 se tornou um dos fenômenos ufológicos mais controversos da História: enquanto muitos sugeriam hipóteses variadas, como uma formação de balões com luzes, ultraleves ou objetos que caíam de aeronaves, as pessoas que viram a cena sempre afirmaram racionalmente ter sido mais que isso. Até os dias atuais, as Luzes de Phoenix permanecem um mistério intrigante.