História da Embraer. Consulta em historicalcenter.embraer.com
20 de junho de 2024, quinta-feira.
Em 1709, Bartolomeu de Gusmão deu início às contribuições do Brasil ao mundo aeronáutico, ao criar o balão de ar quente. Já em 1901, com seu dirigível nº 6, Santos Dumont realizou ao redor da Torre Eiffel o primeiro voo controlado da história. Cerca de cinco anos depois, em 23 de outubro de 1906, perante mais de mil espectadores, pilotou o 14-Bis – primeira aeronave mais pesada que o ar a decolar por seus próprios meios. Na sequência, projetou e deu vida ao Demoiselle, sua obra máxima. Mais do que inventar produtos, o visionário brasileiro deu asas ao sonho de voar.Anos mais tarde, em 1950, o Governo Brasileiro inaugurou o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – com foco na formação de engenheiros aeronáuticos. Nele, ingressou um garoto inquieto e sonhador, em 1959. Ozires Silva formou-se engenheiro aeronáutico em 1962 e passou a participar (e, na sequência, coordenar) do desenvolvimento de um projeto de aeronave que resgatasse a aviação regional no país.Com primeiro voo bem-sucedido em 1968, o Bandeirante teve tamanha aceitação que exigiu a criação de uma fábrica que organizasse sua produção seriada. Nascia, assim, a Embraer.
20 de janeiro de 1941 - Criação do Ministério da Aeronáutica: O Ministério da Aeronáutica, criado pelo Decreto de Lei No. 2.961 do Governo de Getúlio Vargas, surgiu com o objetivo de desenvolver, ampliar e coordenar as atividades técnicas e econômicas da aviação nacional, visando ao progresso e a segurança do país. O primeiro ministro a assumir a pasta foi Joaquim Pedro Salgado Filho.
O sonho que decolaConvencida do potencial de mercado associado à aviação regional e das primeiras experiências bem-sucedidas com o protótipo, a equipe partia, então, para um novo desafio: viabilizar a fabricação em série do Bandeirante. Após tentativas junto ao setor privado, o time liderado por Ozires Silva articulou com o governo a criação de uma companhia de capital misto, com capitalização inicial do Estado.Em 19 de Agosto de 1969, a Embraer foi oficializada via Decreto de Lei. Suas atividades se iniciaram em 2 de janeiro de 1970, em endereço que, até hoje, homenageia a data (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2170 em São José dos Campos - SP). Para viabilizar a comercialização do Bandeirante, a Embraer introduziu diversas modificações no modelo. Depois delas, o avião trocou de código: recebeu a numeração EMB 110, deixando as iniciais “EMB 100” apenas para os primeiros três protótipos.Ao longo dos anos 1970, o Bandeirante ganhava destaque no mercado e rasgava os céus dos quatro cantos do planeta. Simultaneamente, a Embraer trazia soluções inovadoras para seus primeiros clientes nos segmentos de aviação agrícola, comercial e executiva. Entre as aeronaves apresentadas, destacaram-se o Ipanema, o Xavante e o Xingu, além da linha montada em parceria com a americana Piper.