Sítios com presença de cerâmica Itararé. Financiado com recurso do Edital de Apoio às Culturas. floripaarqueologica.com.br - 01/01/2018 de ( registros)
Sítios com presença de cerâmica Itararé. Financiado com recurso do Edital de Apoio às Culturas. floripaarqueologica.com.br
2018. Há 6 anos
A tecnologia cerâmica passou a ser utilizada pelas populações pré-coloniais do litoral catarinense há cerca de 1300 anos atrás, podendo ser encontrada nas camadas superficiais de alguns sambaquis e, também, em sítios que surgem por volta dessa data e que, embora se assemelhem aos sambaquis em diversos aspectos, apresentam menor quantidade de conchas e são mais rasos. Essa cerâmica é conhecida como pertencente à tradição itararé, caracterizando-se por recipientes pequenos de cor escura, geralmente mais altos do que largos, com paredes finas e pouca frequência de decoração que, quando ocorre, costuma ser principalmente ungulada, incisa ou ponteada.
É importante dizer que não existe nenhuma informação sobre a existência de um povo “Itararé”. Esse rótulo foi criado por arqueólogos para identificar um tipo específico de cerâmica. Essa tradição cerâmica Itararé costuma ser associada aos povos Laklãnõ-Xokleng e Kaingáng, falantes de línguas Jê e que vivem no interior de Santa Catarina. Por esse motivo, os sítios litorâneos com presença desse tipo de cerâmica acabam também sendo associados pelos pesquisadores a populações Jê que, vindas do interior, teriam se estabelecido no litoral e trazido a cerâmica consigo.
Apesar desse entendimento geral, estudos mais recentes vêm indicando que esses sítios teriam, na verdade, sido formados por populações litorâneas. Nesse caso, em vez de serem resultantes da vinda de populações interioranas para o litoral, seriam decorrentes de transformações no modo de vida das populações litorâneas que deram origem aos sambaquis.
A porção litorânea que compreende a Ilha de Santa Catarina e arredores conta com a maior concentração de sítios com presença de cerâmica Itararé do litoral catarinense. Muitos desses sítios fazem parte do nosso dia-a-dia no município de Florianópolis, como o sítio Ponta do Lessa I, situado em ponta de mesmo nome, junto à Av. Beira-Mar Norte; o sítio Ponta do Sambaqui, situado no Parque Municipal Aníbal Nunes Pires, no bairro Sambaqui; e o sítio Ponta da Armação I, na ponta das Campanhas, praia da Armação do Sul.