Telma SilvérioBaile de Debutantes, Baile das Mães, Baile das Rosas, Baile da Primavera, Baile do Vermelho e Preto, Baile de Aleluia, Baile da Cidade, Baile de Formatura, Baile das Bolas e Baile do Havaí. Era extensa a lista de bailes nas décadas de 70, 80 e 90, consideradas épocas de ouro dos clubes de Sorocaba. Além dos tradicionais bailes com cantores ou bandas renomadas, a cidade oferecia, para quem gostava de "chacoalhar o esqueleto", uma vasta programação musical de segunda a segunda. As famosas domingueiras atraíam pessoas de todas as faixas etárias. Alguns clubes mantêm ativas as discotecas como o Clube Estrada, antigo Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, e o Clube União Recreativo, ambos no Centro. Os associados ainda contavam com toda a infraestrutura dos clubes, pois vários possuíam piscinas, salas de jogos e campo de futebol. "Era chique e muito bacana ser sócio de clube", recorda o secretário do Clube Estrada, José Carlos Meloni de Campos, o Brasão.
Carteado e fusão
Embora Sorocaba fosse operária, a cidade oferecia muita diversão por conta do número de clubes que surgiam, de forma a privilegiar boa parte das categorias profissionais, em especial as que pertenciam à alta sociedade. Somente no Centro havia quatro deles. Três localizados na Praça da Matriz, a atual praça Coronel Fernando Prestes: Clube União Recreativo, Sorocaba Clube e o Círculo Ítalo-Brasileiro Gabriele D"Annunzio. Já o Clube Estrada funciona na rua Álvaro Soares até os dias de hoje. O Clube Estrada de Ferro Sorocabana, por exemplo, foi fundado por ferroviários, enquanto o Sant"Ana Atlético Clube por integrantes de um time de futebol.
Tem também a Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama criada com objetivo de oferecer assistências médica e odontológica aos patrícios portugueses. O Clube Vasco da Gama foi fundado em 22 de maio de 1898, como Real Sociedade Beneficente Portuguesa Vasco da Gama, por iniciativa de um grupo de portugueses (industriais, comerciantes e autoridades públicas).
Mas diversos outros teriam surgido a partir dos carteados, por grupos que gostavam de jogar cartas, revela João Câncio Pereira, presidente do Sorocaba Clube. O primeiro endereço, em março de 1915, teria sido a rua Barão do Rio Branco, 34.
"Provavelmente na informalidade, mas o primeiro registro mesmo do Sorocaba Clube data do dia 9 de novembro de 1926", relata Câncio. Documentos da época indicam que seus fundadores pertenciam ao antigo Clube Recreativo Familiar. Este, posteriormente, fundiu-se ao Clube União.
Ambos funcionavam na praça principal, com o União no antigo prédio onde se situa hoje o Círculo Italiano. O Clube União Recreativo é resultado da fusão do Recreativo Familiar, União e ainda do Aimorés, fundado em 1896. Entre o fim dos séculos 19 e início do 20, o Aimorés promoveu desfiles e bailes de grande sucesso. Também oferecia espetáculos teatrais, apresentados por artistas amadores. Em meados da década de 70, o Clube União Recreativo amplia o quadro de associados com a entrega de uma sede no campo que incluía parque aquático e playground: o Clube de Campo União Recreativo, no Jardim Guadalajara.