Tapiraí significa Rio das Antas em Tupi. Mas esta cidade já teve vários nomes: Patrimônio do Paranapiacaba, Santa Catarina e Princesa Isabel.
Cachoeira do chá leva este nome pela região produzir antigamente chá que era exportado para o Japão.
Tapiraí teve um aumento demográfico após a revolução de 1932 porém somente nos anos 40 apareceram pessoas para morar... Isto só aconteceu depois que a estrada Tapiraí Juquiá foi inaugurada em 1936.Essa estrada era um caminho natural que ligava a Vila Nossa Senhora de Piedade a Vila de Santo Antônio do Juquiá.
Este caminho era muito difícil não tinha infraestrutura tornando o transporte complicado. As obras iniciaram na época com muitas dificuldades.E com muita insistência do capitão José (..) da Rosa. Em 1857, quando ele era vereador da Câmara municipal de Piedade, ele escreveu para o presidente da província:Excelentíssimo peço autorização dessa câmera que irei pleitear junto ao presidente da província o pedido de abertura de uma estrada que ligue Ipanema a Juquiá.O início da obra foi autorizado no mesmo ano o capitão entusiasmado montou acampamento à margem direita do Rio Turvo. Após um tempo por falta de recursos e o clima úmido da região a família Rosa contratou Celso o loteamento das terras em 1920 contrataram Celestino Américo para conclusão da obra. Em 1929 já era possível ir de automóvel até Viradouro a 500 metros do Rio Juquiazinho.Mas antes de 1857 devemos entender que a ocupação dessa região nos altos do Paranapanema está ligado ao sistema de sesmarias. Essas terras eram consideradas perto do mar mas poucos vieram se aventurar por estas bandas. após 1809 um tal João Escudeiro ... adentrou no Rio turvo