Quem foi Baltazar rei mago negro que a História tentou embranquecer
24 de dezembro de 2023, domingo. Há 1 anos
Monarca já foi representado com a pele clara
Segundo o Evangelho de Mateus, três reis teriam visitado Jesus logo após seu nascimento e lhe dado presentes. Embora seus nomes não sejam citados na Bíblia, Belchior, Gaspar e Baltasar são personagens bem conhecidos nos presépios e celebrados em 6 de janeiro, Dia dos Reis.
Origens
Alguns relatos dizem que os Reis vieram do Oriente; outros, da Europa (Belchior), da Ásia (Gaspar) e da África (Baltasar). No século XVIII (1700-1799), um monge inglês descreveu Baltasar como sendo de "compleição negra, com uma barba pesada". Ele levou mirra, uma resina extraída deum arbusto que simbolizava morte e prenunciava o calvário de Jesus.
Representação
Até o ano de 1480, aproximadamente, os Reis Magos eram representados como três homens brancos. A suposta naturalidade Moura de Baltasar foi embranquecida.
Século XV
Com o início do tráfico de pessoas escravizadas na Europa e alta, no século XV passou a ser retratado como um homem negro, muitas vezes de turbante, pelos artistas.
"Positividade"
A ideia de colocar Baltasar como negro servia para reduzir o impacto negativo da escravidão e ajudava na prática de converter pessoas escravizadas, vindas principalmente da África, ao cristianismo.
Hoje
Em ilustrações, presépios e mensagens de Natal é possível ver Baltasar como um rei mago negro na maioria das vezes, geralmente um turbante. Porém, ainda existem representações equivocadas como homem branco.