Formação do 35o gabinete ministerial, composto de:
- João Alfredo Correia de Oliveira, presidente do Conselho e ministro da Fazenda; - José Fernandes da Costa Pereira Júnior; - Antônio FerreiraViana, substituído em 4 de janeiro de 1889 por Francisco de Assis Rosae Silva, Justiça; Antônio da Silva Prado, substituído em 27 de junho de1888 por Rodrigo Augusto da Silva, Estrangeiros; Luís Antônio Vieirada Silva, substituído interinamente em 4 de janeiro de 1889 por TomásJosé Coelho de Almeida, que serviu até 8 de fevereiro, data em que seapresentou o barão de Guaí, nomeado em 4 de janeiro do mesmo ano,Marinha; Tomás José Coelho de Almeida, Guerra;
- Rodrigo Augusto da Silva, substituído em 27 de junho de 1888 por Antônio da Silva Prado, que se licenciou em 5 de janeiro de 1889, data em que foi nomeado para substituí-lo Rodrigo Augusto da Silva, que serviu até 7 de junhode 1889, por ter Silva Prado se retirado do ministério, Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial