Motim na cidade de São Paulo ficou conhecido como “bernarda” de Francisco Inácio
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
— Motim na cidade de São Paulo motivado pela portaria de 10 de maio, de José Bonifácio, chamando ao Rio de Janeiro o presidente da junta governativa, Oeynhausen, e o ouvidor Costa Carvalho.
O povo exigiu que esses dois funcionários continuassem no exercício dos cargos e reclamou a retirada de Martim Francisco e do brigadeiro Jordão, membros da junta.
Foram cumpridas estas decisões daAssembleia Popular. Martim Francisco partiu para o Rio de Janeiro.
O coronel de milícias Francisco Inácio de Sousa Queirós foi o chefe desse pronunciamento, sobre o qual José Bonifácio mandou abrir devassa, sendo deportados para vários pontos da província e para o Rio de Janeiro os principais adversários do partido andradista.
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln