Combate de Butuí ocorre entre os municípios de São Borja e Itaqui no dia 26 de junho de 1865.
Uma coluna paraguaia de 500 homens, ao mando do major José López, é atacada e perseguida por duas brigadas da Guarda Nacional, brasileiras, comandadas pelo coronel Antônio Fernandes Lima e pelo tenente-coronel Sezefredo de Mesquita. Os paraguaios formam quadrados e retiram-se, atravessando um pântano.
A perda do inimigo foi de 400 mortos, feridos e extraviados, e de duas bandeiras. Os nossos tiveram 118 homens fora de combate.
O avanço das tropas do Tenente-Coronel Estigarribia era constantemente atrapalhado pelas incursões dos destacamentos brasileiros em seu trajeto para Uruguaiana, com destaque para São Borja e Itaqui.
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.