| Capitulação da junta de governo do Maranhão | | 27 de julho de 1823, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
1823 — Capitulação da junta de governo do Maranhão. No mesmodia, lorde Cochrane desembarca 200 marinheiros para manter a ordemna capital, e no dia seguinte tem lugar a proclamação da Independênciae do Império. Cumpre notar que os únicos pontos assim libertados porlorde Cochrane foram a capital e Alcântara, e não a província inteira,como ele disse. Em Caxias, resistiam ainda os portugueses, mascapitularam no dia 31 de julho, antes de terem notícia (só chegou a10 de agosto) dos acontecimentos da capital. A guarnição portuguesade São Luís do Maranhão, composta de 500 homens, recebera no dia15 um reforço de 325, chegados da Bahia. Foram apresados 10 naviosde guerra: o brigue D. Miguel (18 bocas de fogo), o brigue-escunaEmília (oito bocas de fogo) e oito canhoneiras. As outras presas foramquatro galeras, dois brigues, uma escuna e três sumacas, que se haviamseparado da frota saída da Bahia no dia 2 de julho. Alguns desses navioslevaram para Lisboa a guarnição portuguesa.
OII!
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. |