Naufragam na baía de São Brás (Patagônia) a corveta Maceió, comandada pelo capitão de fragata Guilherme Eyre
21 de outubro de 1827, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1827 — Naufragam na baía de São Brás (Patagônia) a corvetaMaceió, comandada pelo capitão de fragata Guilherme Eyre, e o brigueIndependência ou Morte, de que era comandante o capitão-tenenteFrancis Clare. Dessa expedição, enviada pelo almirante barão do Rioda Prata para destruir ou tomar o corsário Gaviota, antes Condessa daPonte, apenas escapou o brigue Caboclo, comandado pelo primeirotenente James Inglis, que conduziu para Montevidéu uns 99 homens da OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO596guarnição do Independência ou Morte, inclusive o comandante Clare,e 22 da Maceió. Morreram afogados uns 40, e salvaram-se, chegando àpraia ou a bordo do Gaviota, 83, que assim ficaram prisioneiros. Nestenúmero estavam o capitão de fragata Eyre e alguns outros oficiais.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.