Falecimento de Isabel I de Castela em Medina del Campo, Espanha
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
Fernando e Isabel foram os primeiros reis da Espanha. Conhecidos como Reis Católicos, expulsaram do país os muçulmanos (adeptos do islamismo).
Também financiaram as explorações de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo.
Castela e Aragão
Isabel nasceu em 22 de abril de 1451. Fernando, em 10 de março de 1452. Na época, ainda não existia um país chamado Espanha. O território espanhol era dividido em vários reinos.
O pai de Isabel era rei de Castela, localizado na região central. O pai de Fernando era rei de Aragão, no nordeste da Espanha atual. Em 1469, Fernando e Isabel se casaram.
Isabel herdou o trono de Castela em 1474. Seus direitos foram contestados pelo rei Afonso V de Portugal.
Após uma guerra que durou até 1479, Isabel foi reconhecida como rainha. No mesmo ano, Fernando se tornou rei de Aragão. Unidos, os dois reinos deram início à formação da Espanha.
O reinado
Fernando e Isabel tornaram o catolicismo a única religião permitida no país. O islamismo e o judaísmo foram proibidos. Em 1478, foi criado um tribunal que tratava com rigor os não católicos.
Esse tribunal religioso era a Inquisição espanhola. Em 1492, os judeus que não se converteram ao catolicismo foram forçados a deixar a Espanha.
Fernando e Isabel também expulsaram os muçulmanos. Desde o século VIII, grande parte da península Ibérica era dominada pelos mouros muçulmanos vindos do norte da África.
Ao longo dos séculos, os católicos pouco a pouco foram reconquistando as terras ocupadas. Em 1482, Fernando e Isabel declararam guerra ao reino de Granada, último reduto da Espanha em poder dos mouros. A vitória final ocorreu 1492. Consolidava-se assim unificação da Espanha como um país cristão.
No final de 1492, Fernando e Isabel forneceram recursos a Cristóvão Colombo para a realização da primeira viagem à América.
Os locais em que Colombo desembarcou se tornaram colônias da Espanha. Isabel morreu em 26 de novembro de 1504. Fernando, em 23 de janeiro de 1516.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*