'Entrada triunfal do exército aliado na cidade de Buenos Aires, depois da batalha de Monte Caseros 0 18/02/1852 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1848
1849
1850
1851
1852
1853
1854
1855
1856
Registros (53)Cidades (27)Pessoas (19)Temas (39)


Entrada triunfal do exército aliado na cidade de Buenos Aires, depois da batalha de Monte Caseros
    18 de fevereiro de 1852, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


1852 — Entrada triunfal do exército aliado na cidade de BuenosAires, depois da batalha de Monte Caseros, que pôs termo à longaditadura do general Rosas. Desse exército fazia parte uma divisão dequatro mil brasileiros (ver 3 de fevereiro), sob o comando do generalMarques de Sousa, depois conde de Porto Alegre. “Neste dia”, escreveuSarmiento, “Buenos Aires esteve sublime. Era um monumento dagrandeza humana, evocada dentre o sangue e as ruínas... O triunfochegou à praça, onde, na frontaria grega da catedral, se tinha levantadouma arquibancada, para dar assento a 800 senhoras das mais distintas.Os vivas ao general, ao libertador, eram cordiais, entusiásticos,incessantes; porém, a fatal questão de gosto, capitalíssima onde hámulheres elegantes, diminuía a seriedade dos sentimentos. Passarambatalhões de Buenos Aires com os chiripás e os camisas vermelhas,desalinhados, e fatigantes, pela monotonia desta cor, tão ofensiva à vista.Deus fez verdes as folhas das árvores; se as houvesse feito vermelhas, OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO144ter-nos-ia dado outra espécie de olhos. Chegaram os batalhõesorientais, precedidos pelo coronel Cesar Diaz, vestidos com gosto erodeados de um pequeno Estado-maior de jovens elegantes. Desfilaramaqueles batalhões, com calças, casaca e quepe manufaturados em Paris,de cores escuras com todo o equipamento das tropas europeias, e ummovimento de prazer, de felicidade e de entusiasmo novo irrompeude todas as partes, em trânsito. Viam afinal tropas decentes – esta eraa palavra –, e na lembrança das matronas evocava-se a memória dosnossos antigos exércitos, dos veteranos da guerra do Brasil, daquelesterríveis couraceiros de Lavalle, daqueles penachos, barretinas, cordõese medalhas dos heróis de cem batalhas. Chegaram os brasileiros, e entãoo sentimento público se exaltou por outra causa. O general Mancilla,por sentimento malcabido naquelas circunstâncias, tinha feito indicar aogeneral vencedor que não entrassem os brasileiros na cidade, para nãoa humilhar; o próprio general Urquiza tinha tratado de diminuir a partede glória que lhes coube em Caseros. Os brasileiros queixavam-se, e opovo quis dar-lhes satisfação. A todos os navios no porto tinham sidopedidas bandeiras brasileiras, que foram colocadas nas ruas, e a apariçãodo general Marques de Sousa, tão jovem, tão culto, tão simpático, foi osinal de nova recrudescência de entusiasmo. Encontrei depois esse meudigno amigo perto da Recoleta, voltando com seu Estado-maior para oacampamento, e apenas podia falar tão comovido estava pela gratidão.‘Não esperava amigo’, me disse ele, ‘tais manifestações! Que povo! eque felicidade tê-lo conhecido!’ Vinte dias depois, quando embarcou,a população de Buenos Aires, as senhoras e os jovens, encheram osarredores do molhe, fizeram-no desta vez chorar de prazer, e os vivase os lenços agitados no ar acompanharam-no, até que o seu escalerchegou ao navio que devia conduzir.” (Sarmiento, Campaña en elejército grande aliado).






  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.