Parte do discurso feito por Moacyr Arbex Dinamarco, o primogênito de João, quando de sua visita oficial a Lavras
1 de agosto de 1968, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Concluindo, merece aqui ficar transcrito parte do discurso feito por Moacyr Arbex Dinamarco, o primogênito de João, quando de sua visita oficial a Lavras, em agosto de 1968, na qualidade de Grão Mestre Geral da Maçonaria Brasileira:"Meus pais para aqui vieram em busca de colégios, para dar instrução a seus filhos, porque diziam - não queremos que eles sofram e lutem como lutamos.Aqui trabalharam exclusivamente para esse fim, falecendo pobres, mas com o dever cumprido - deixando além de numerosa prole um exemplo digno de ser imitado por todos, pelo trabalho honesto, pela honradez, pela retidão de caráter, pela humildade, e sobretudo, pela bondade de ambos.E, se hoje somos alguma coisa tudo devemos àquele casal, que esta cidade aprendeu a estimar e respeitar.As manifestações de carinho, de amizade e respeito que ora me honram, pertencem àqueles a quem tudo devo, àqueles a quem, me honro de ser chamado de filho.João Arbex, pobre imigrante sírio, viveu nesta cidade 70 anos e foi querido de todos. D. Belmira, filha de um dos mais ilustres homens do princípio deste século, de tradicional família de São Paulo, Antônio Cândido Dinamarco, médico, farmacêutico, político, juiz, professor e agente postal gratuito. Esta senhora foi a caridade personificada, criando e alimentando um sem numero de meninas desamparadas."
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.