Theodoro Mendes obteve permissão para o traslado dos restos mortais de Varnhagen
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Passados cem anos de sua morte, em 1978, o então prefeito de Sorocaba, Theodoro Mendes, juntamente com outros interessados em robustecer a nossa “memória” sorocabana, dentre os quais se destaca personalidades ligadas à Maçonaria, obteve permissão para o traslado dos restos mortais de Varnhagen para que os mesmos fossem sepultados numa herma, ou seja, num monumento-túmulo chantado numa rotatória em frente ao prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (hoje Uniso).
Revestida de toda a solenidade, o monumento-túmulo foi inaugurado naqueles idos de 1978. É importante ressaltar que tanto cá no Brasil, quanto lá no Chile, nessa época, vivia-se uma ditadura militar.
A tratativa para o traslado dos restos mortais, portanto, necessitou a movimentação de uma rede de relações que possibilitassem o diálogo com governos não acostumados a isso.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*