Uma publicação no jornal "Correio Paulistano" oferecia uma "gratificação" a quem capturasse Ricarda.
Segure o conteúdo da publicação:
"Fugio de Joaquim José de Souza Castilho, morador em Sorocaba, uma escravizada de nome Ricarda, crioula de Bragança, foi escravizada de Antônio Lopes, morador em Santo Antônio da Cachoeira, onde morava à muitos anos.
Tem seguintes sinais: é alta, barriguda, faltão-lhe os dentes da frente, tem bastantes sinais de açoites, quando fala meio gagueja, é mal-encarada, tem 46 anos de idade, mais ou menos, levou vestido azul de riscadinho e baeta azul quase nova.
Quem pegar ou der notícias dela em Santo Antônio de Cachoeira, na vila da Atibaia ao sr. cap. Jacinto Manoel Leite ou em Sorocaba ao seu senhor, será bem gratificado.
Protesta-se com todo rigor da lei contra quema tiver "ajudado".
Fuga de escravizada em Sorocaba Data: 23/06/1863 Créditos/Fonte: Correio Paulistano/SP ((ez)(.271.
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*