As respectivas patentes levou-as Sebastiãoi Fernandes pressurosamente a Itu, para onde partiu a 25 de maio de1723.i É mais que provável que obtivesse do governador o encargo detal diligência, que de jure deveria ser executada por algum dos oficiaisde palácio ou um delegado qualquer.Aproximava-se o momento propício ao bote. Desaparecidos os réi gulos cuiabanos por mão da justiça, seus grandes capitais a êle confiados, sumir-se iriam às mãos hábeis.Esperava, com a tenacidade e a paciência das faculdades perversas o momento propício para prostrar aqueles cujos opulentos despojos tanto cobiçava.A aceitação das nomeações feitas pelo governador seria a anulaçãodo tôrvo plano maquinado.Era indispensável que os Lemes as recusassem e acintosamente, demaneira a se indisporem seriamente com o agraciador. Em Itu foi hóspede dos dois irmãos, que requintaram em retribuir as finezas em S.Paulo recebidas e caíram redondamente nas malhas da intriga. Diasmais tarde obtinha as almejadas recusas.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*