Neste mês de junho, mais precisamente no dia 29 que é o dia dedicado a São Pedro (1º Papa) e também lembra dos 71 anos de fundação e instalação dos 3 sonoros sinos (carrilhões) na torre da majestosa Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, data nunca esquecida.
Os maravilhosos carrilhões eletrônicos que foram os primeiros a funcionarem na região desde 1947 m foram fabricados pela famosa indústria de Sinos Samassa de Sorocaba.
O sino grande com ligas compostas de 50 kg de ouro puro, pesa 2,835 kg e foi fundido especialmente e exclusivamente para a catedral, ganhando em seu interior (gravação) o nome da Padroeira da Cidade, da catedral e da Arquidiocese que é Nossa Senhora da Ponte.
Os outros também foram sagrados e ganharam seus nomes. Todos os dias entre 12h e 18h, bem como missas especiais e procissões, ouvem-se os sonoros sinos em funcionamento.
Tudo isso se devem as competências e incentivos criados pelo saudoso e 1º Bispo Diocesano Dom José Carlos de Aguirre e Comissão da catedral, sempre em benefícios do povo católico de Sorocaba…Bonitos exemplos!
Na região de Itapetininga algumas matrizes e santuários também festejam os aniversários de sagrações dos sinos, com cerimonias alusivas a data em grandes festas.
Parabéns a linda Catedral Metropolitana de Sorocaba e seus “Sonoros Sinos Eletrônicos mais modernos da região”.