Sebastião de Arruda BotelhoNascimento: 1642Origem: Ribeira Grande, São Miguel, AçoresNasceu em 1642, na vila de Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.Filho do Capitão Gonçalo Vaz Botelho de Sampaio e de Anna da Costa de Arruda. Sebastião era fidalgo, descendente de “nobilíssima família, que remonta pelos seus quatro costados a uma era remota, anterior mesmo à da fundação da monarquia portuguesa”.Em 1654, juntamente com dois de seus irmãos, Sebastião veio para o Brasil, instalando-se na vila de São Paulo.Em 1682, exerceu o cargo de vereador na vila de Santana do Parnaíba, SP.Em 1691, foi nomeado juiz desta mesma vila. Casou-se com Isabel de Quadros, nascida em 1643, em São Paulo, SP, filha de Bartholomeu de Quadros e de Isabel Bicudo de Mendonça. Isabel faleceu em 1721, em Itu, SP.Foi pai de oito filhos e cinco filhas:
1.1. Francisco de Arruda e Sá, casado em 1693, em Santana de Parnaíba, SP, com Anna Bicudo de Proença, nascida em Santana de Parnaíba, filha do Capitão Paulo de Proença de Abreu e de sua segunda esposa, Maria Bicudo de Brito (Ribeiro). Francisco faleceu em 1743, em Itu, SP.
1.2. Antonio de Arruda, casado em 1694, em Itu, com Maria Correa Leme, natural de Itu, filha de Serafino Correa Ribeiro e de Maria Leme. Após a morte de Antonio, Maria casou-se pela segunda vez, com Antão Leme da Silva, filho de Pedro Leme da Silva, o Torto, e de Domingas Gonçalves.
Antão foi Mestre-de-campo de auxiliares de Cuiabá
1.3. Capitão Paschoal de Arruda Botelho, nascido em 1661, em Santana do Parnaíba. Casou-se em 1693, em Itu, com Michaela Correa, natural de Itu, filha de Antonio Correa da Silva e de Margarida Bernardes [citados em 1.4.]. Michaela faleceu em 1713, em Itu, e Paschoal casou-se pela segunda vez, com Thomásia de Almeida, natural de Sorocaba, SP, filha do Capitão-mor Fernando Dias Falcão e de Lucrécia Pedroso de Barros. Paschoal faleceu em 14 de Fevereiro de 1758, em Sorocaba, SP. Thomásia faleceu antes de 1760.
Paschoal foi bandeirante, e explorou vastas áreas da região de Mato Grosso.Em 1745, a mando de seu pai, organizou uma bandeira que partiu de Vila Bela, seguiu os rios Jauru e Paraguai, e seguiu por terra até o rio Arinos. Ali, nos ribeiros tributários, encontrou ouro e fundou o arraial de Santa Isabel.
1.4. José de Arruda Botelho, casado em 1699, em Itu, com Antonia Correa da Silva, filha de Antonio Correa da Silva e de Margarida Bernardes [citados em 1.3.]. Antonia faleceu em 1725, em Itu, e José casou-se pela segunda vez, em 1726, nesta mesma vila, com Sebastiana Pimentel, filha de Antonio Pimentel e de Maria Rodrigues do Prado.
1.5. Sebastião de Arruda Botelho, casado em 1704, em Sorocaba, com Clara de Miranda Leite, filha de Antonio Rodrigues Penteado e de Maria de Almeida Lara. Sem filhos.
1.6. Miguel de Arruda e Sá, casado com Maria de Almeida Pimentel, natural de Sorocaba, filha de Antonio Rodrigues Penteado e de Maria de Almeida Lara [citados em 1.5.].
1.7. Jerônimo de Arruda Botelho. Jerônimo faleceu no sertão. Jerônimo foi presbítero secular.Participou como Capelão da tropa na expedição do Capitão José Bicudo de Brito rumo ao sertão da Vacaria em busca de minas de ouro. E faleceu durante esta jornada.
1.8. Simão de Arruda, casado em Itu com Anna de Almeida Aranha, filha de Francisco Aranha Sardinha, natural de Santos, e de Isabel Delgado.
1.9. Maria de Arruda, nascida em 1673. Casou-se em 1695, em Santana do Parnaíba, com Maximiano de Góes e Siqueira, nascido por volta de 1667, filho de Lourenço Castanho Taques, o Moço, e de Maria de Araújo. Maria faleceu em 1753, em Itu.
1.10. Bernarda de Arruda, nascida em 1676. Casou-se em 1704, em Itu, com o açoriano Coronel João de Mello Rego (que, na época, era Capitão), filho do Alferes Manoel de Mello e Almada e de sua primeira esposa, Luzia Cabral de Mello [citados em 1.11.]. Bernarda faleceu em 1767, em Itu, e João em 1771, ambos com muita idade.
1.11. Francisca de Arruda, casada em 30 de Abril de 1704, em Itu, com Antonio de Medeiros de Macedo, filho de Manoel de Medeiros de Macedo e de Margarida de Oliveira, naturais da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. Após a morte de Antonio, Francisca casou-se pela segunda vez, em 1708, em Itu, com o açoriano Mathias de Mello do Rego, nascido na Ilha de São Miguel, filho do Alferes Manoel de Mello e Almada e de sua primeira esposa, Luzia Cabral de Mello [citados em 1.10.].
1.12. Anna de Arruda, nascida em 1680. Casou-se em 1707, em Itu, com o Capitão-mor Diogo de Lara e Moraes, filho de Diogo de Lara e Moraes e de Anna Maria Leme do Prado. Diogo faleceu em 1738, em Cuiabá, e Anna em 1771, em Itu. Diogo passou às Minas Gerais, na época de sua maior grandeza, “fazendo-se conhecido por suas qualidades e virtudes morais”, sendo eleito Capitão-mor regente do populoso arraial de Guarapiranga (nomeado por Dom Brás Balthazar da Silveira, Capitão-general de São Paulo e Minas).Retornou a São Paulo, e morou em Itu. Em 1728, foi para as minas de Cuiabá, “onde soube merecer geral veneração e estimação de todos, que lhe davam o caráter de honrado paulista. Nelas faleceu, com grande sentimento dos que lhe respeitavam as ações virtuosas que praticava”.
Capitão Francisco do Rego CabralNascimento: 06-Abr-1577Origem: Ponta Delgada, São Miguel, AçoresNasceu em 1577, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, em Portugal (batizado em 6 de Abril de 1577).Também chamado de Francisco do Rego Baldaya. Em os seis dias do mes de abril de 1577 annos baptizei eu, Lucas Glz, Cura de São Po, a FRÃCISCO, fo de Gaspar do Rego e de Jeronima Bta, e forão padrinhos Dom Jorge he Izabell de Macedo, e assinei. Filho de Gaspar do Rego Baldaya, o Neto, e de Margarida Coutinho Nunes Botelho.Casou-se nos Açores com Anna de Macedo Costa de Arruda, filha de Sebastião de Arruda Costa e de Maria de Sens de Maeda.Em os vinte de marco de 614, recebeo o Ldo Frco Ao de Caves, vigairo spregador desta igreia, a FRCO DO REGO BALDAIA, fo de Gar do Rego Baldaia e de Dona Margaida, sua molher, defuntos, com Domna Ines da Ponte, fa de Po da Ponte Raposa, defunto, e de Lianor Fagundes, sua molher, foram primeiro feitas as denunciaçois ordinárias, e nao lhe saio impedimento nhum, foram presentes Po Aires Homem e Antonio Bicudo Carneiro e Po da Ponte Raposo e outras pessoas mutas e assinei. Após a morte de Anna, Francisco casou-se pela segunda vez, em 20 de Março de 1614, em Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, com Inês da Ponte Raposo, filha de Pedro da Ponte Raposo e de Leonor Fagundes. O Capitão FRANCISCO DO REGUO CABRAL falleceo aos onze do mes de Aguosto da era de 1642, recebeo os stos sacramtos da igreia, seu corpo foi no habitto de Sam Frco, acompanhado com os mesmos religiosos e com este Collegio; está enterrado nesta igreia Matris, o Capitão Mel do Reguo, seu filho, lhe mandou fazer hu officio de prezente de tres liçois, aos oito dias hu oofficio de 9 liçoes, ofertado com vinte et outo alqueires de moio et dous mil Rz indro & missas a todos os beneficiados.Derão de esmolla do acompanhamento 1500.
Francisco faleceu em 11 de Agosto de 1642, em Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.
Foi pai de dois filhos e cinco filhas.[do primeiro casamento:]
1.1. Manoel do Rego Cabral, casado em 2 de Maio de 1622, em Ribeira Grande, com Dona Maria da Ponte Raposo, filha de Hipólito Tavares Formigo e de Dona Inês da Ponte Raposo. Manoel faleceu após 1642.
1.2. Anna da Costa de Arruda, nascida em 1600. Casou-se com seu primo, o Capitão Gonçalo Vaz Botelho de Sampaio, filho de Jerônimo Botelho de Macedo e de Guiomar Faleiro Cabral. [do segundo casamento:]
1.3. Francisca, nascida em 1608, em Ponta Delgada (São José), na ilha de São Miguel (batizada em 12 de Outubro de 1608).
1.4. Úrsula, nascida em 1610, em Ponta Delgada (São José), na ilha de São Miguel (batizada em 24 de Março de 1610).
1.5. Antonio do Rego Correa de Sousa, casado em 1637, com Maria de Bittencourt Velho, filha de Manoel de Andrade Velho e de Jerônima Fernandes Faleiro.
1.6. Leonor Coutinho, nascida em 1620. Casou-se em 1641, com Sebastião de Arruda da Costa, filho de Sebastião de Arruda da Costa e de Margarida de Sousa.
1.7. Margarida Coutinho, casada com Manoel de Sousa Falcão.
Margarida Coutinho Nunes BotelhoNascimento: ~ 1555Origem: Açores, PortugalNasceu por volta de 1555, no Arquipélago dos Açores, em Portugal.Filha de Manoel Nunes Botelho e de Maria Hilária de Lemos.Casou-se com Gaspar do Rego Baldaya, o Neto, filho de João do Rego Baldaya e de F... Beliago.Foi mãe de pelo menos um filho, citado acima.Anna de Macedo Costa de ArrudaNascimento: ~ 1580Origem: Açores, PortugalNasceu em 1580 provavelmente no Arquipélago dos Açores, em Portugal.Filha de Sebastião de Arruda Costa e de Maria de Sens de Maeda.Casou-se com o Capitão Francisco do Rego Cabral, nascido em 1577, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, filho de Gaspar do Rego Baldaya, o Neto, e de Margarida Coutinho Nunes Botelho.Foi mãe de um filho e uma filha, citados acima.Anna faleceu antes de 1614.Após a morte de Anna, Francisco casou-se pela segunda vez, em 20 de Março de 1614, em Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, com Inês da Ponte Raposo, filha de Pedro da Ponte Raposo e de Leonor Fagundes.Maria de Sens de MaedaNascimento: ~ 1555Origem: Açores, PortugalNasceu por volta de 1555, provavelmente no Arquipélago dos Açores, em Portugal.Filha de Pedro de Maeda e de [...].Casou-se com Sebastião de Arruda Costa, filho de Francisco de Arruda Costa e de Francisca de Viveyros e Sousa.Foi mãe de pelo menos uma filha, citada acima. Pedro de MaedaNascimento: ~ 1530Origem: Biscaia, EspanhaNasceu por volta de 1530, em Biscaia, no norte da Espanha. Pedro foi mestre de obras e construtor de fortificações.Provavelmente viveu na ilha da Madeira. Casou-se com [...].Foi pai de pelo menos duas filhas:1.1. Maria de Sens de Maeda, casada com Sebastião de Arruda Costa, filho de Francisco de Arruda Costa e de Francisca de Viveyros e Sousa.1.2. Paula de Maeda, casada com Manoel da Motta, viúvo de [...] (filha de Belchior Gonçalves e de [...] ), filho de João da Motta e de Maria Álvares.Sebastião de Arruda CostaNascimento: ~ 1550Origem: Açores, PortugalNasceu por volta de 1550, no Arquipélago dos Açores, em Portugal.Filho de Francisco de Arruda Costa e de Francisca de Viveyros e Sousa.Casou-se com Maria de Sens de Maeda, filha de Pedro de Maeda e de [...].Foi pai de pelo menos uma filha:1.1. Anna de Macedo Costa de Arruda, casado no Arquipélago dos Açores, com o Capitão Francisco do Rego Cabral, filho de Gaspar do Rego Baldaya, o Neto, e de Margarida Coutinho Nunes Botelho. Após a morte de Anna, Francisco casou-se pela segunda vez, em 1614, com Inês da Ponte Raposo, filha de Pedro da Ponte Raposo e de Leonor Fagundes. Francisco faleceu em 1642.
Capitão Gonçalo Vaz Botelho de SampaioNascimento: 06-Fev-1590Origem: São Roque, São Miguel, AçoresNasceu em 1590, na vila de São Roque, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, em Portugal (batizado em 6 de Fevereiro de 1590).Em 6 de feveiro de noventa annos, baptizou Miguel São Paio a GONÇALO, fo de Jeronimo Boto e de sua mer [...]; forão padrinhos Miguel Soares e Ma de Sousa.Foi o quarto dentre os seis filhos de Jerônimo Botelho de Macedo e de Guiomar Faleiro Cabral.Em os quinse dias do mes de novbro de seis centos e vinte e dous annos, recebeo o Ldo Frco [.......] vigro e pregador desta villa, em face de igreia, a GONSALLO BOTELHO, filho de Jheronimo de Macedo et de sua molher Guiomar Falleira Cabral, moradores em Rosto de Quam, freiga de S. Roque, termo da cidade de Ponta Delgada, com Dona ANNA DA COSTA, filha de Frco do Rego Cabral et de sua molher Dona Anna da Costa, ia defunta, moradores nesta freiga; precederão pro as denunciassois ordinarias e não tiveram impedimto; forão presentes Anto Bicudo, Po da Ponte Raposo, Frco Taveira e outros mtos, todos outrossim aqui moradores; dizem os riscados contra linha novembro, [.......] e assinei. Casou-se em 15 de Novembro de 1622, em Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, com sua prima, Anna da Costa de Arruda, filha do Capitão Francisco do Rego Cabral e de sua primeira esposa, Anna de Macedo Costa de Arruda.Gonçalo faleceu após 1645, em Rabo de Peixe.Foi pai de pelo menos nove filhos e três filhas, dentre os quais três vieram para o Brasil:1.1. Capitão Nicolau da Costa Botelho de Arruda, nascido em 1632, em Ribeira Grande (batizado em 9 de Novembro de 1632). Casou-se em 22 de Novembro de 1658, em Rabo de Peixe, na Ilha de São Miguel, com Inês Tavares de Mello, nascida em 1623, em Calhetas, filha de Antonio Cabral Fogaça e de Margarida Luís de Mello. Após a morte de Inês, Nicolau casou-se pela segunda vez, com Ângela de Sampaio, viúva de José Moniz Carneiro. Nicolau faleceu em 18 de Outubro de 1689, em Calhetas, e foi sepultado em Ribeira Grande.1.2. Jerônimo Botelho de Macedo, nascido em 1634. Casou-se com Úrsula de Gusmão, nascida em 1634.1.3. Maria de Arruda Coutinho, nascida em 1636. Casou-se com Vicente Annes Bicudo.1.4. Guiomar de Arruda, nascida em 1636. Casou-se com Antonio Botelho de Sampaio.1.5. Antonio do Rego e Sá, nascido em 1637. Casou-se com Anna de Sousa, nascida em 1640. Após a morte de Anna, Antonio casou-se pela segunda vez, com Isabel de Medeiros Araújo.1.6. André de Sampaio Arruda, nascido em 1639. Casou-se em 1665, em Santana do Parnaíba, SP, com Anna de Quadros, nascida em 1640, filha de Bartholomeu de Quadros e de Isabel Bicudo de Mendonça [citados em 1.8. e 1.9.]. André faleceu em 1719.1.7. Bárbara Botelho de Arruda, nascida em 1640. Casou-se com Miguel Rodrigues Barreto. Após a morte de Miguel, Bárbara casou-se pela segunda vez, com Amaro Paes.1.8. Francisco de Arruda e Sá, nascido em 1641, em Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel. Casou-se em São Paulo, SP, com Maria de Quadros (Bicudo), nascida em 1640, filha de Bartholomeu de Quadros e de Isabel Bicudo de Mendonça [citados em 1.6. e 1.9.]. Francisco faleceu em 1684, em Santana do Parnaíba.1.9. Sebastião de Arruda Botelho, nascido em 1642. Casou-se no Brasil com Isabel de Quadros, filha de Bartholomeu de Quadros e de Isabel Bicudo de Mendonça [citados em 1.6. e 1.8.]. Isabel nasceu em 1643, em São Paulo, e Sebastião faleceu em 1721, em Itu.1.10. Manoel de Jesus, nascido em 1643. Manoel foi religioso da ordem dos franciscanos. 1.11. Padre João de Macedo Botelho, nascido em 1645. Capitão Maximiano de Góes e SiqueiraNascimento: ~ 1667Origem: São Paulo, SPNasceu por volta de 1667, provavelmente em São Paulo.Foi o segundo dentre os onze filhos de Lourenço Castanho Taques, o Moço, e de Maria de Araújo.Casou-se em 1695, em Santana de Parnaíba, SP, com Maria de Arruda, filha de Sebastião de Arruda Botelho e de Isabel de Quadros.
Em 1685, juntamente com seus irmãos, Maximiano participou do movimento que tentou pôr fim ao enorme tumulto causado pelo Capitão-mor Diogo Pinto do Rego contra o provedor Timótheo Correa de Góes na vila de Santos.
Foi pai de oito filhos e cinco filhas:
1.1. Luís Pedroso de Barros, nascido em 1709, em São Roque, SP. Casou-se em 1º de Outubro de 1743, em Araçariguama, SP, com sua prima em quarto grau, Escholástica Bueno de Almeida, nascida em 1727, filha de Brás de Almeida Lara e de sua primeira esposa, Maria Bueno (Moraes).
1.2. Frei Maximiano de Jesus Christo. Maximiano faleceu antes de 1753, em Cuiabá. Maximiano foi frade carmelita.
1.3. Maximiano de Góes. Maximiano faleceu antes de 1753. Solteiro.
1.4. Luís. Luís faleceu na infância.1.5. Pedro. Pedro faleceu na infância.1.6. Maria. Maria faleceu antes de 1753. Solteira.1.7. Lourenço Castanho Taques, casado com Joanna Bueno. Sem filhos.1.8. Mestre-de-campo José de Góes e Siqueira, casado em 1753, em São Paulo, com sua prima Maria de Lara Leite, filha do Capitão-mor José de Góes e Moraes e de Anna de Ribeira Leite. José de Góes e Siqueira faleceu em 1784.1.9. Sebastião de Arruda Botelho, solteiro.1.10. Maria de Arruda de Siqueira, nascida em 1698, em Itu, SP (batizada em 4 de Outubro de 1698). Casou-se em 1720, em Itu, com o Capitão Pedro de Mello Sousa, nascido em 1690, na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, filho do Alferes Manoel de Mello e Almada e de sua primeira esposa, Luzia Cabral de Mello. Pedro faleceu em 1775 e Maria em 1784.1.11. Isabel de Arruda, casada em 1724, em Itu, com o Tenente Francisco de Barros Gracez, nascido em Vila Franca, filho de Mathias [...] e de Maria Nunes Gracez. Sem filhos.1.12. Ângela de Arruda, casada em 27 de Maio de 1724, em Itu, com Francisco Bicudo Chassim, filho de Pedro Gonçalves Meira e de Maria Simões.1.13. Maria de Arruda, casada em 1732, em Itu, com Bento Rodrigues Bueno, nascido em São Paulo, filho de José Rodrigues Betim e de Marianna de Freitas de Azevedo. Maria faleceu em 1755. 1.12. Padre Manoel de São José, nascido em 1645.Brás de Almeida LaraNascimento: ~ 1670Origem: Santana do Parnaíba, SPNasceu por volta de 1670, em Santana do Parnaíba, SP.Foi o mais velho dentre os dois filhos de Joaquim de Lara Moraes e de Maria Gonçalves de Aguiar.Casou-se em 1693, em Santana do Parnaíba, com Páschoa do Rego, nascida em Santana do Parnaíba, filha de Bento do Rego Barregão e de Maria de Oliveira Diniz. Páschoa faleceu em 1716, e Brás casou-se pela segunda vez, em 1718, com Maria Bueno (Moraes), filha de Balthazar de Lemos e Moraes, o Filho, e de sua primeira esposa, Isabel Pires Monteiro.Brás faleceu em 1734.Foi pai de dois filhos e sete filhas:[do primeiro casamento:]1.1. Maria do Ó de Lara, casada em Santana do Parnaíba com Bernardo Furquim dos Santos, filho de Estevão Furquim e de Anna de Proença. Bernardo faleceu em 1755.1.2. Joaquim de Lara Moraes, casado em Iguape.1.3. Bento do Rego de Almeida. Joaquim de Lara MoraesNascimento: ~ 1650Origem: Santana do Parnaíba, SPNasceu por volta de 1650, em Santana do Parnaíba, SP.Foi o segundo dentre os onze filhos de Luís Castanho de Almeida e de Isabel de Lara.Casou-se em Santana do Parnaíba, com Maria Gonçalves de Aguiar, filha de João Gonçalves de Aguiar e de Luzia Bicudo de Mendonça. Joaquim foi sertanista e, desde muito jovem, acompanhou seu pai nas expedições ao sertão de Goiás.Participou também da descoberta das minas de ouro de Salvador Jorge Velho, na região de Curitiba, e das minas de Cataguases. Foi pai de um filho e uma filha:1.1. Brás de Almeida Lara, casado em 1693, em Santana do Parnaíba, com Páschoa do Rego, filha de Bento do Rego Barregão e de Maria de Oliveira Diniz. Páschoa faleceu em 1716 e Brás casou-se pela segunda vez, em 1718, com Maria Bueno (Moraes), filha de Balthazar de Lemos e Moraes, o Filho, e de Isabel Pires Monteiro. Brás faleceu em 1734.1.2. Francisca de Almeida, casada com Gaspar Leme do Prado, filho do Capitão João do Prado Leme e de Anna Maria de Louveira. Gaspar nasceu em 1655; faleceu em 1735, em Santana do Parnaíba. Luís Castanho de AlmeidaNascimento: 1615Origem: Santana do Parnaíba, SPNasceu em 1615, provavelmente em Santana do Parnaíba, SP.Foi o mais novo dentre os dois filhos do português Antonio Castanho da Silva e da brasielira Catharina de Almeida (Proença).Casou-se em 8 de Agosto de 1639, em São Paulo, SP, com Isabel de Lara, filha do castelhano Dom Diogo de Lara e da brasileira Magdalena Fernandes de Moraes. Luís foi “grande sertanista e famoso caçador de índios”.Em 1645, comandou uma entrada rumo ao território dos índios guaianás.Em 1671, chefiou outra entrada para conquistar “gentios bárbaros” na região do ribeirão dos Guanicuns, no “Matto Grosso dos Goyazes” (isto é, no sertão de Goiás).
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*