Príncipe Regente Dom Pedro e Jorge de Avilez a Bordo da Fragata União (ou D. Pedro I a bordo da fragata União) é uma pintura de Oscar Pereira da Silva. A sua data de criação é 1922, foi encomendada por Afonso Taunay e encontra-se sob a guarda de Museu Paulista. A obra é do gênero pintura histórica e retrata o dia 8 de fevereiro de 1822, quando Dom Pedro I teria expulsado as tropas portuguesa do Rio de Janeiro, após a derrota portuguesa na Rebelião de Avilez.[1][2][3]
Retrata importantes figuras históricas, como o Pedro I do Brasil, no centro da tela, José Bonifácio de Andrada e Silva, Jorge de Avilez Zuzarte de Sousa Tavares, Joaquim de Oliveira Álvares, Joaquim Raimundo de Lamare, Joaquim Xavier Curado, João Severiano Maciel da Costa, Visconde de Majé e José Maria de Morais Rego.
Também representa elementos como um canhão, fragata, cordas, tripulantes, militares e marinheiros. Ao fundo, também mostra o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, no litoral da cidade do Rio de Janeiro.
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*