Deixamos o homem ainda estudante. Formado, e perdido a esperança nos Profanes, foi para Sorocaba, ainda sob o domínio da moléstida, agravada com a carta de doutor em bolas (ou "bóias"), que abria-lhe as portas das posições.Foi ali que alistou-se nas fileiras monarquistas, desenvolveu a ais tenaz perseguição contra os Repúblicanos, aos quais procurou esmagar por todos os meios a seu alcance.Vendo-se impotente contra estes, que "cresciam e apareciam", de momento, fez-se Republicano, prestou "servições" ao mano Martinico.Sempre com a idéia de domínio exclusivo, fixou sua residência no oco do mundo, onde fizeram dele chefe.Cedendo ainda as exigências da moléstia, e sem um médico que lhe prescrevesse rigoroso regime dietético, não procurou alimentação sadia, e não teve regra na bebida.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*