Existem alguns relatos de que morreu tragicamente trucidado pelos índios gentios da região. Hernani Donato [1], historiador paulista afirma que o Capitão Apiaí foi morto pelos índios em 1853, e teve seu corpo crucificado em uma árvore perto da sua Fazenda Rio Claro (Achegas para História de Botucatu).
Donato também cita o "Relatório Urias". Os índios Caingangues muito ferozes, desenvolveram um estranho método de crucificar inimigos brancos, conforme consta no relatório "Urias Nogueira de Barros" ao imperador do Brasil.Segundo a tradição familiar, no entanto, Ignácio teria sido vítima de uma flecha ao fugir do cativeiro a que lhe submeteram os índios . Ele teria olhos azuis muito bonitos e teria despertado a curiosidade dos índios [2].Uma outra versão diz que o Capitão Apiaí teria castrado alguns indígenas e em represália os índios o mataram em uma emboscada e crucificaram seu corpo em uma árvore para ser visto por todos. O que é certo e que foi morto pelos índios e foi enterrado envolto em pano azul em frente a casa sede de sua Fazenda Rio Claro.
Depois de sua trágica morte, a viúva ficou com metade dos vastos terras e seus treze filhos herdaram a outra metade.Francisco Dias Batista herdou a Fazenda Cerrado, João Dias Batista a fazenda Rio Claro, Roberto Dias Batista herdou a Fazenda Rio Pardo e empregou sua fortuna na construção da Estrada Ferro Sorocabana. Pedro Dias Batista e Benjamin Dias Batista também herdaram vastas propriedades.Seus filhos Francisco Dias Batista e Pedro Dias Batista foram fundadores de Águas de Santa Bárbara em 20 de abril de 1868.Era trisavô paterno dos músicos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.
[1] "Achegas a História de Botucatu", Hernani Donato [2] Cláudio Dias Batista - Enciclopédia Sorocabana
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.