Lázaro da Costa era capitão-mor de uma bandeira, que se achava postada no sertão dos carijós
14 de dezembro de 1615, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Ainda com destino ao sul guairenho e talvez mesmo .ultrapassando-o, partiu em 1615, assinalando-secomo tendo tomado armas contra os carijós, o capitãoLázaro da Costa,. ,eom grande acompanhamento, comocertificam os documentos das publicações paulistas.De ac~rdo com um dêles, pudemos reconstituir alguma coisa a respeito da composição da expedição deLázaro da Costa. Eis os nomes recompostos: cap. Lá-zaro da Costa, cap. Francisco de Siqueira, BaltasarGonçalves ( o mesmo que acompanhou Martim Rodrigues aos "bilreiros", em 1608?), Francisco NunesCubas, Alonso Pérez Calhamares, Pero da Silva, Ro-.,ão Freire, Aleixo Jorge, Simão Fernandes, João deSousa, Manuel Rodrigues, Luiz Delgado, Gaspar dosReis, Martim do Prado, Felipe de Véres, FranciscoAlvares e Pero Sardinha ("Inventários e Testamentos", ·vol. III, pág. 394, inventário no sertão d.e Pero &ar- ·dinha, e vol. IV, pág. 435, inventário de Martim doPrado), (61). A bandeira esta, em dezembro dêsse ano de 1615,·no sertão dos carijós, como se vê do testamento dePero Sardinha ("Inventários e Testamentos", vol. III,pág. 394) . Creio que êsse sertão dos carijós foi, naverdade, o Guairá, que ainda era conhecido por êssenome pelos planaltinos. [1]
Em 14 de dezembro de 1615, Lázaro da Costa era capitão-mor de uma bandeira, que se achava postada no sertão dos carijós, e350 Washington Luísda qual faziam parte Pero Sardinha, neto de Afonso Sardinha, o velho, eque lá morreu, o Alferes-Mor Lourenço de Siqueira, João Pereira, Paulodo Amaral, Francisco Nunes Cubas, Aleixo Jorge, Alonso Peres Calhaniares, Romão Freire, Theodosio de Saavedra, Luís Delgado, BalthasarGlz., Gaspar dos Reis, Manuel Roiz, Simão Fernandes, João de Sousa,Antonio Roiz Velho, o Araa (Inv. e Test. vol. 3º, pág. 391 e seguintes).[2]
Memorias para a historia da capitania de S. Vicente Data: 01/01/1797 Créditos/Fonte: Frei Gaspar da Madre de Deus (1715-1800) Memorias para a historia da capitania de S. Vicente: hoje chamada de S. Paulo, do estado do Brazil publicadas de ordem da Academia R. das Sciencias. Página 106
ID: 11113
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.