Assim, o artigo “Tibiriçá era Guaianá?”, estampado noCorreio, foi lido na mesma data da publicação, na reunião social de 4de julho de 1903.17 Nele sustenta a tese de que no planalto não habitava essa nação indígena. Trabalho meticuloso, calcado em relatos fidedignos de estrangeiros que aqui estiveram no nosso primeiro século, entreos quais, Hans Staden, além das cartas jesuíticas; faz reparos a AzevedoMarques, no tocante à transcrição de documento do Arquivo do Estado.Notas explicativas e referências bibliográficas enriquecem o texto.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*