Segundo o visconde Sabugosa: O visconde de Barbacena alimentava, ainda, a esperança do descobrimento da prata de Itabaiana e de Paranaguá
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
O visconde de Barbacena alimentava, ainda, a esperança do descobrimento da prata deItabaiana e de Paranaguá. 1 Segundo o coronel Pedro Barbosa Leal, na carta escrita ao conde de Sabugosa em 1725, “(...) quiz cõAffonço Furtado que entaõ governava este Estado renovar aquelles descobrimentos de Melchior DiasMoreya p.a o que chamou o dito Coronel Belchior da Foncequa a q.m chamavaõ o Moribeca para quedeclarasse os roteyros do seu bisabo e descobriçe aquellas Minas”. Ver CARTA do Coronel PedroBarbosa Leal ao Conde de Sabugosa, vice-rei do Estado do Brasil, sobre as varias incursõesrealizadas no sertão da Bahia em busca de minas metallicas, desde o pretenso descobrimento das deprata por Belchior Dias Moreya, p. 68.
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial