No inventário de Miguel Ribeiro, vemos que um Ascenso Ribeiro pediu e obteve dispensa da curadoria de seus netos
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Vinte anos depois, no inventário de Miguel Ribeiro, vemos que um Ascenso Ribeiro pediu e obteve dispensa da curadoriade seus netos ( filhos de Miguel ), por ser « homem que passavade setenta annos » ( Inv . e Test . , vol. 11 , p . 408 ) . O têrmo foilavrado no dia 12 de junho de 1638 (Conf. ibidem, p . 406 ) .Seria 0 mesmo Ascenso Ribeiro ? De fato, ainda era ele .Miguel Ribeiro nomeara testamenteiro e curador de seus filhos a « Ascenso Ribeiro e em síla falta a sua mulher, Domingas
( Inv . e Test . , vol . 11 ° cit . , p 403 ) . Ora, vimos ( na secção II desta nota) que o Ascenso Ribeiro, filho de Estêvão RibeiroBaião Parente e de Madalena Fernandes Feijó de Madureira.foi casado com Domingas Luís, filha de Domingos Luís e deAna Camacho .
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*