'André Fernandes decide receber novos sacerdotes em sua vila 0 01/01/1640 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1636
1637
1638
1639
1640
1641
1642
1643
1644
Registros (112)Cidades (32)Pessoas (86)Temas (77)


André Fernandes decide receber novos sacerdotes em sua vila
    1640
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Segundo as informações do historiador Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, sabemos que, por volta de 1640, André Fernandes decidereceber novos sacerdotes em sua vila. Nessa época a igreja matriz [de Parnaíba] ia sentindo efeito do tempo, sendo de taipa, a umidade foi-lhe atacando fortemente. Ainda mais estando perto do rio, no tempo das enchentes, sofria os efeitos da cheia e por isso era de difícil acesso aos fregueses. André Fernandes quis reedificá-la com o povo, em outro lugar mais alto e melhor situado, sobranceiro à Vila adjacente, espalhada ao derredor. Enquanto se construía a nova Igreja, passou a matriz a funcionar na capela, imediações das antigas escolas reunidas. Pensava André Fernandes em trazer novos sacerdotes para Parnaíba. Não tinha amizade com os jesuítas, nem estavam nessa época em boa paz com os paulistas. Com a publicação do Breve do Papa Urbano VIII que entregava a direção dos índios exclusivamente aos jesuítas, os paulistas ficaram desatinados. Romperam em franca hostilidade contra a Companhia de Jesus. Pensaram então os parnaibanos nos beneditinos. Fizeram-lhes convite, com promessa de doação de terras para o estabelecimento de residência monacal. (CAMARGO, 1971, p. 106).






  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.