A Câmara de São Paulo registrava que “os espanhóis de Vila Rica e mais povoações vinham dentro nas terras da Coroa de Portugal e cada vez se vinham apossando mais delas e descendo todo o gentio que está nesta coroa para seus repartimentos e serviços de que resultava a esta capitania grande dano pelo que disto se avisasse ao dito capitão-mor e ao geral deste estado” 0 02/10/1627
A Câmara de São Paulo registrava que “os espanhóis de Vila Rica e mais povoações vinham dentro nas terras da Coroa de Portugal e cada vez se vinham apossando mais delas e descendo todo o gentio que está nesta coroa para seus repartimentos e serviços de que resultava a esta capitania grande dano pelo que disto se avisasse ao dito capitão-mor e ao geral deste estado”
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Enquanto isso, por sua vez, os castelhanos cada vez mais avançavam em território sob atuação dos paulistas, preocupando a governança da capitania. Emuma sessão de 2 de outubro de 1627, a Câmara de São Paulo registrava que “osespanhóis de Vila Rica e mais povoações vinham dentro nas terras da Coroa dePortugal e cada vez se vinham apossando mais delas e descendo todo o gentioque está nesta coroa para seus repartimentos e serviços de que resultava a estacapitania grande dano pelo que disto se avisasse ao dito capitão-mor […] e aogeral deste estado”. Os vereadores, nesse momento, não enviavam mais recadospolíticos ou cuidavam da questão apenas do ponto de vista econômico, tratava-seda reivindicação de um território de atividades de jesuítas e espanhóis que ospaulistas julgavam ser de soberania portuguesa (Actas da Camara da Villa de SãoPaulo, 1915b, p.282-3).
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*